O senador Rogério Carvalho (PT-SE) entregou o relatório final da CPI da Braskem ao presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luis Roberto Barroso, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), também presidido por Barroso.
O documento apresenta sugestões de indiciamentos de dirigentes da petroquímica, revisão dos acordos da Braskem com os moradores, indenizações por danos morais paga por imóvel e solicita a realocação de quem ainda mora nas áreas monitoradas.
“Entregar o relatório final da CPI da Braskem ao ministro Barroso foi um passo fundamental para garantir nosso compromisso com toda nossa atuação na CPI e para reiterar nossa luta para que a justiça seja feita. Defendemos firmemente que a responsabilização dos envolvidos seja uma prioridade, pois não podemos aceitar que interesses econômicos se sobreponham ao bem-estar da população”, destacou Carvalho.
O parlamentar reiterou que o “nosso trabalho focou na justiça para Maceió e seus moradores afetados” e que os membros da CPI “seguem vigilantes para garantir que as recomendações sejam efetivamente aplicadas”.
“Este relatório da CPI é um documento muito consistente com um trabalho que aponta o que precisa ser feito para diminuir os danos às pessoas e também mostra como prevenir que outras situações como essa aconteçam novamente. O ministro Barroso elogiou bastante o relatório e a seriedade com que todo o trabalho foi realizado”, concluiu o senador Rogério Carvalho.