A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu criar um Comitê de Estudos Científicos Sobre a Elevação dos Mares. A ideia é avaliar os efeitos da elevação do nível das águas para encontrar soluções para as áreas costeiras da cidade.
A medida foi tomada após a Organização das Nações Unidas projetar o Rio como uma das cidades mais vulneráveis à elevação dos mares.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidades, António Guterres, alertou que a rápida elevação dos níveis do mar pode gerar uma catástrofe em escala mundial.
O alerta da ONU foi baseado em uma estimativa da Nasa, que indica que o Rio poderá ter uma subida de até 21 centímetros do nível do mar até 2050.
No decreto que cria o comitê carioca, os dados apontados pelo relatório e pela ONU foram levados em consideração.
As atividades do comitê devem ser tocadas pela Secretaria de Coordenação Governamental, envolvendo outras pastas municipais. Órgãos como o Instituto Pereira Passos e a Fundação Rio-Águas também devem colaborar com a iniciativa.
O rol de atividades do comitê é amplo. Caberá ao grupo realizar estudos e pesquisas sobre os impactos da elevação do nível dos mares, promover audiências e consultas públicas, além de implementar ações voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas, entre outras funções.