
Na manhã desta quarta-feira, as jornalistas Camila Bomfim e Leilane Neubarth resolveram dar lições de diplomacia e bons modos a Luiz Inácio Lula da Silva.
Elas ficaram revoltadas após o presidente se pronunciar sobre o vazamento de uma conversa privada num jantar com o presidente chinês, Xi Jinping, em que Janja, segundo ventilaram à Globo, reclamou da rede social chinesa Tik Tok.
Camila destacou que “a questão é a diplomacia e os seus protocolos”, era “um assunto de cozinha” e “não era nem para o próprio Lula falar”.
Leilane, por sua vez, foi ainda mais incisiva: “Quando você está em uma viagem oficial, não tem conversa íntima. Esse é o contexto.”
Lula reclama de vazamento de conversa com Xi Jinping, e @camilabomfim comenta: “A questão é a diplomacia e os seus protocolos. Não era o momento nem do próprio Lula falar.” E @LeilaneNeubarth diz: “Quando você está em uma viagem oficial, não tem conversa íntima.”
➡ Assista ao… pic.twitter.com/9nWsbxWuOY
— GloboNews (@GloboNews) May 14, 2025
Elas ficaram mordidas porque se consideram acima do bem e do mal. Lula deveria ajoelhar no milho, de acordo com o código de conduta da dupla, e mandar Janja para o degredo. Ao invés disso, respondeu de forma altiva sobre o episódio, instado por um repórter da Globo em Pequim.
“A primeira coisa que acho estranha é como essa pergunta chegou à imprensa, porque estavam só meus ministros lá: o Alcolumbre e o Omar. Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu em um jantar que era algo muito pessoal e confidencial”, afirmou Lula, visivelmente incomodado.
Lula também defendeu a fala de sua esposa. “A Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil em relação às mulheres e crianças. O presidente Xi disse que o Brasil tem o direito de fazer a regulamentação. Nós precisamos regulamentar”, disse.
Essas declarações, no entanto, parecem não ter sido ao agrado das sumidades de Jacarepaguá. Em vez de defender a privacidade e a integridade da diplomacia, Camila Bomfim e Leilane Neubarth têm uma questão — e não com é com Lula, com o Itamaraty, com a China: é com o profundo ódio que sentem de Janja.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line