Revista aposta que “O Agente Secreto” pode superar “Ainda Estou Aqui” no Oscar

O cinema brasileiro vive uma de suas melhores fases. Desta vez, o destaque está em “O Agente Secreto”, do pernambucano Kleber Mendonça Filho. O filme, na avaliação da revista americana Variety, pode superar “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, no Oscar. Ambos, diga-se, tratam da ditadura militar no Brasil.

Segundo a publicação, o filme pode aparecer nas categorias de melhor atuação, direção, roteiro original e filme no Oscar de 2026. O longa de Salles, por sua vez, concorreu a melhor filme, atriz e melhor filme internacional — sendo esta a categoria que lhe rendeu a estatueta.

Em Cannes, “O Agente Secreto” recebeu o prêmio da crítica, o de melhor ator, pelo trabalho de Wagner Moura, e melhor edição. Neste final de semana, iniciou sua exibição no Festival de Telluride, nos Estados Unidos, importante etapa para a caminhada rumo ao Oscar, além de figurar o Festival de Londres.

Também neste início de setembro, o filme estará no Festival Internacional de Toronto, no Canadá e, mais adiante, participará dos de San Sebastian, na Espanha, e de Nova York.

Por aqui, o filme tem presença marcada em festivais como os de Brasília e Rio de Janeiro, além da Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. O lançamento oficial no Brasil acontece em 6 de novembro.

O cinema pernambucano e, em especial o de Mendonça filho, tem larga tradição e desponta com filmes de alta qualidade e com uma linguagem que sai do tradicional.

“O Agente Secreto”, ao que tudo indica, não foge da regra dos grandes filmes do diretor, que também assinou obras como “Bacurau” (2019) e “Aquarius” (2016), que também competiram em Cannes.

O filme é um triller político que se passa no Recife de 1977, durante a ditadura militar, e conta a história de Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta à capital pernambucana em pleno Carnaval, em busca de paz. Ele logo percebe, no entanto, que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

Além de Moura, o elenco conta com outros nomes consagrados do cinema nacional e internacional, como Maria Fernanda Cândido, Udo Kier, Hermila Guedes, Thomás Aquino, Alice Carvalho, Gabriel Leone.


Com agências

Artigo Anterior

EUA processa companhia elétrica por incêndio em Los Angeles

Próximo Artigo

Balança comercial tem saldo positivo de US$ 6,1 bi em agosto

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!