“Resquícios de senzala”: advogado racista que atacou juíza é encontrado morto

Registro do advogado racista José Francisco Barbosa Abud. Foto: Reprodução

O advogado José Francisco Barbosa Abud, que ficou conhecido por ofensas racistas contra uma juíza no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), foi encontrado morto nesta segunda (28). Seu corpo estava na própria residência, em Campos dos Goytacazes (RJ).

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da cidade lamentou a morte do advogado em nota. “A 12ª Subseção da OAB lamenta profundamente a perda e se solidariza com os familiares e amigos neste momento difícil”, afirmou a unidade em nota.

Não foram divulgadas informações sobre a causa da morte ou suspeitas, mas o caso está sendo investigado por autoridades locais. Abud já havia sido internado em um hospital do Rio de Janeiro, em abril, por intoxicação com veneno.

Manifestações racistas do advogado em processo. Foto: Reprodução

O caso de racismo ocorreu em um processo que tramita na 3ª Vara Cível de Campos dos Goytacazes. Ele atacou a juíza Helenice Rangel, titular da vara, dizendo que ela é uma “magistrada afrodescendente com resquícios de senzala e recalque ou memória celular dos açoites”.

As declarações foram divulgadas após a juíza indeferir um pedido do advogado. Em outro trecho da manifestação, Abud afirmou, citando determinações da magistrada: “Decisões prevaricadoras proferidas por bonecas admoestadas das filhas das Sinhás das casas de engenho”.

As falas racistas geraram repúdio de diversas entidades ligadas à Justiça. O próprio TJ-RJ emitiu uma nota afirmando que as falas são incompatíveis com o respeito exigido em relações institucionais e que as ofensas configuram violação dos princípios éticos e legais da atividade jurídica.

A Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) manifestou apoio à juíza e também repudiou o ataque racista.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

CTB-BA prestigia Assembleia do Conselho de Representantes da FETAG-BA

Próximo Artigo

Nove das 11 entidades investigadas na fraude no INSS foram criadas nos governos Temer e Bolsonaro

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!