Mesmo sob restrições de chips dos EUA, ByteDance inova com Doubao 1.5 Pro, modelo de IA que combina eficiência e performance, superando concorrentes em testes avançados


A controladora do TikTok, ByteDance, lançou uma versão atualizada do Doubao, o aplicativo de inteligência artificial (IA) voltado ao consumidor mais popular da China, enquanto a gigante da tecnologia acelera o desenvolvimento de IA, apesar das restrições de exportação dos EUA sobre chips avançados.

A empresa, com sede em Pequim, apresentou seu modelo multimodal fechado Doubao 1.5 Pro na quarta-feira, destacando uma abordagem de treinamento “eficiente em recursos”, que, segundo ela, não compromete o desempenho.

“O modelo adotou um design integrado de treinamento e inferência desde a fase de pré-treinamento para equilibrar o melhor desempenho e o custo mais otimizado de inferência”, afirmou a ByteDance em comunicado, acrescentando que projetou um cluster de servidores com suporte flexível para chips de baixa gama a fim de reduzir os custos de infraestrutura de IA.

As grandes empresas de tecnologia da China estão se esforçando para alcançar seus concorrentes dos EUA enquanto enfrentam restrições orçamentárias e acesso limitado a chips avançados. Isso as levou a inovar na eficiência de modelos de IA, refinando seus produtos dentro do mercado fechado do país.

Testes comparativos mostraram que o Doubao 1.5 Pro se destacou em metade das 14 avaliações realizadas, que analisaram as habilidades do modelo em compreensão de linguagem, matemática, codificação, conhecimento de domínio, compreensão visual e raciocínio.

Com informações de SCMP*

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/01/2025