O Movimento Nujaba, também conhecido como Haracate Hesbolá al-Nujaba, se autodeclarou responsável pelo ataque à base de Ain al-Assad, no oeste do Iraque, que estava sob ocupação de militares dos Estados Unidos. Nesse incidente, cinco soldados norte-americanos foram feridos.
Quando assumiu a autoria do ataque, o Movimento Nujaba também predisse que, nos próximos dias, a resistência iraquiana realizará ataques sem precedentes que surpreenderão o inimigo dentro e fora do Iraque, o que pode incluir ataques a “Israel” ou outras bases norte-americanas na região, como no norte da Síria.
É importante lembrar que a 12ª Brigada faz parte do Eixo de Resistência e suas ações contra as bases norte-americanas são motivadas tanto pela ocupação imperialista do Iraque quanto pelo genocídio cometido por “Israel”, apoiado pelo imperialismo, contra o povo palestino.
Atualmente, há cerca de 2.500 soldados norte-americanos no Iraque e 900 na Síria. No entanto, a manutenção das tropas de ocupação está se tornando cada vez mais insustentável.