Como vem ocorrendo diariamente, organizações da Resistência Palestina realizaram novas ações bem sucedidas contra os invasores israelenses em Gaza. Segue abaixo as mais recentes, conforme divulgadas pelo canal de telegram Resistance News Network.
Ações das Brigadas do Mártir Izz El-Din Al-Qassam (ala militar do Hamas)
Nesta sexta-feira (5), as Brigadas Al-Qassam atingiram um veículo de transporte de tropas sionista com um míssil antiblindado Yassin-105. O veículo encontrava-se na rua Al-Bi’a, no centro de Khan Yunis, sul da Faixa de Gaza.
No mesmo dia, outros combatentes Al-Qassam lançaram um ataque contra um grupo de soldados inimigos e veículos que estava perto da Diretoria de Educação, na área de Al-Mahatta, no centro de Khan Yunis.
Segundo informe, eles conseguiram atingir dois tanques sionistas “Merkava” usando dispositivos explosivos Shuath, em uma operação estilo guerrilha, causando mortes e ferimentos nas tripulações. Atingiram, ainda, outro veículo de transporte de tropas, também com um míssil Al-Yassin 105.
As brigadas informaram também que, quando a força de resgate chegou, os combatentes palestinos a atacaram com armas leves e médias, sendo observado o pouso de helicópteros de evacuação, a qual continuou por várias horas.
Além destas ações, combatentes Al-Qassam que retornaram da frente de batalha, confirmaram ter atacado uma força de infantaria sionista com um projétil RPG e engajado com armas leves a leste da cidade de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, em 29 de junho de 2025.
Em outro relato, os combatentes confirmaram também ter atingido três tanques sionistas “Merkava” usando dois dispositivos explosivos Shuath e um projétil Tandem. A operação ocorreu a leste da cidade de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, em 30 de junho de 2025.
Ações das Brigadas Al-Quds (ala militar da Jiade Islâmica)
As Brigadas Al-Quds divulgaram vídeo da detonação de um veículo militar sionista a leste de Khan Yunis, bem como da apreensão de VANTs sionistas durante uma missão de inteligência. Veja:
Comandante Brigadas da Resistência Nacional (Forças Mártir Omar Al-Qasim) convoca soldados israelenses a se rebelarem contra seus comandantes
Neste sábado, o comandante Abu Khaled, das Brigadas do Mártir Omar Al-Qasim (ala militar da Frente Democrática pela Libertação da Palestina) alertou os soldados e oficiais inimigos sobre o perigo de permanecerem na Faixa de Gaza e os convocou a se rebelarem contra seus comandantes que os estão levando para armadilhas de morte em Gaza.
O comandante enfatizou que o tempo não está a favor deles, que a hesitação não os salvará, e que o único caminho para preservar suas vidas é largar seus fuzis, abandonar seus veículos e armas, e fugir — para que não voltem para suas famílias em caixões.