Alexandre de Moraes: deputados republicanos enviam carta a Trump pedindo sanções contra o ministro do STF. Foto: Reprodução

Deputados republicanos enviaram uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última quinta-feira, pedindo que ele adote medidas contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os congressistas Rich McCormick e Maria Elvira Salazar alegam que decisões do magistrado teriam, supostamente, forçado o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) a buscar exílio nos Estados Unidos.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que vai se licenciar “temporariamente” do mandato na Câmara dos Deputados e passar um período nos EUA. A fuga do “bananinha”, segundo o próprio, ocorre por conta de perseguição política no Brasil.

No documento, os parlamentares solicitam que Trump aplique a Lei Magnitsky — dispositivo da legislação americana que permite a imposição de sanções econômicas ou restrições de entrada nos EUA a empresas e cidadãos envolvidos em corrupção ou violações de direitos humanos.

“O fato de que Eduardo Bolsonaro, o congressista mais votado da história do Brasil e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi forçado a buscar exílio nos Estados Unidos demonstra a deterioração alarmante da democracia no maior país da América do Sul”, escreveu McCormick em publicação no X (antigo Twitter), onde divulgou a íntegra da carta.

Eduardo Bolsonaro avisou governo Trump sobre decisão de ficar nos EUA, dizem aliados
Donald Trump e Eduardo Bolsonaro: parlamentar anuncia que vai se licenciar “temporariamente” do mandato na Câmara dos Deputados e passar um período nos EUA. Foto: Reprodução

Na sequência, o deputado reforça o pedido para que outros parlamentares se unam à solicitação: “A representante Maria Elvira e eu enviamos uma carta à Casa Branca pedindo o uso do Global Magnitsky Act para tomar medidas decisivas contra o ditatorial juiz da Suprema Corte do Brasil Alexandre de Moraes — e potencialmente contra seus cúmplices — nessas violações de princípios democráticos e direitos humanos. Nós encorajamos fortemente nossos colegas no Congresso e no Senado a se juntarem a nós na assinatura desta carta em defesa da liberdade nesta nação criticamente importante”.

Os congressistas afirmam, ainda, que Moraes representa não apenas um problema interno para o Brasil, mas também uma “ameaça crescente aos Estados Unidos”, citando as disputas jurídicas entre o ministro e as plataformas X e Rumble.

“Ele tentou censurar companhias americanas, suprimir o livre discurso e minar a soberania digital americana”, afirmam, pedindo “proibições imediatas de visto e penalidades econômicas”.

Confira:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/03/2025