O deputado republicano Mike Johnson foi reeleito nesta sexta-feira 3 como presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Apoiado pelo presidente eleito Donald Trump, Johnson teve que se submeter a duas votações para garantir a reeleição.

No primeiro momento da votação, quando 434 deputados estavam presentes, ele recebeu 216 votos, contra 215 do democrata Hakeem Jeffries. Precisando de 218 votos para sair vencedor, ele amargou o fato de que três parlamentares republicanos votaram em outros candidatos. 

Como nenhum dos candidatos alcançou a maioria absoluta, uma nova votação teve que ser realizada. Representantes do Partido Republicano se reuniram com os três membros da sigla que, inicialmente, não apoiaram Johnson, conseguindo convencer dois deles à mudança de voto. 

Apesar da vitória dos republicanos, o próprio partido democrata indicou, através de Jeffries, que a sigla de Trump deverá viver uma “guerra civil” já no primeiro dia de trabalho de 2025.

Trump, por sua vez, indicou que Johnson é um “homem de grande habilidade” e que a sua vitória seria “um reconhecimento” do que chamou de “eleição presidencial mais importante em 129 anos”.

A eleição realizada hoje é o primeiro ato formal do ano e, com ela, os parlamentares poderão tomar posse para os seus mandatos. É no Congresso dos EUA, por exemplo, que a vitória de Trump deverá ser certificada na próxima segunda-feira 6.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/01/2025