O deputado Renildo Calheiros (PE) assumiu nesta sexta-feira (14) a função de novo líder do PCdoB na Câmara dos Deputados. Ele vai acumular o cargo com a condição de vice-líder do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Assumo a liderança do PCdoB na Câmara com o compromisso de fortalecer a democracia, defender os direitos do povo brasileiro e ampliar o diálogo para avançarmos em políticas públicas que promovam justiça social e desenvolvimento para o país”, diz o parlamentar.
De acordo com nota da liderança do partido, além de sua experiência como líder da bancada em outros momentos, ele liderou, em 2008, um bloco parlamentar que reuniu mais de 70 deputados de diferentes legendas (PCdoB, PSB, PDT, PMN e PRB).
Leia mais: Bancada do PCdoB discute agenda prioritária e desafios para 2025
O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), que comandou a bancada, disse que passa o cargo para um dos mais experientes e respeitados membros da Câmara. “Segue a luta sempre em defesa do Brasil”, ressalta.
Renildo tem uma trajetória marcada por articulações estratégicas e defesa de pautas essenciais para o partido e para as forças progressistas.
Em sua atuação recente, coordenou a aprovação da lei que instituiu as Federações Partidárias, uma inovação no sistema político que permite a união de partidos.
Fora do Congresso, sua trajetória política inclui a gestão da Prefeitura de Olinda, cargo para o qual foi eleito e reeleito, em primeiro turno, em 2008 e em 2012. Seu trabalho foi reconhecido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que o classificou como um dos parlamentares mais influentes do país.
Com uma história ligada à militância desde a juventude, Renildo presidiu a União Nacional dos Estudantes (UNE) entre 1984 e 1986, tendo coordenado a luta vitoriosa pela legalização das entidades estudantis. Destacou-se na campanha pelas Diretas Já, um marco na luta pelo retorno do voto direto no Brasil.
Em 2025, Renildo Calheiros tem a missão de liderar a legenda em um contexto político desafiador, buscando ampliar o espaço das pautas progressistas e fortalecer a atuação do partido na defesa dos direitos do povo brasileiro.
Com informações da Liderança do PCdoB na Câmara