O programa Renegocia!, iniciativa do Procon-SP para auxiliar consumidores na renegociação de dívidas, encerrou sua edição com resultados expressivos. Durante o período de 16 de dezembro a 21 de janeiro, o programa recebeu 3.292 propostas de consumidores em todo o estado de São Paulo, sendo 2.977 da capital e 315 do interior, abrangendo 26 Procons municipais.

Índice de solução

Até o momento, o programa alcançou um índice de solução de 59%, com 1.942 casos resolvidos de forma satisfatória para os consumidores. Os demais casos seguem em negociação e a expectativa é de que esse número aumente.

Empresas mais demandadas

Entre as empresas com maior número de registros no programa, destacam-se: Itaú Unibanco (202), Bradesco (183), Sabesp (180), Enel Eletropaulo (155) e Nubank (129).

Maior índice de solução

Por outro lado, as empresas que apresentaram maior índice de acordo com os consumidores foram: Vivo/Telefônica, Tim e BMG, com 100% de solução; Claro/Net/Embratel/Nextel (América Móvil), com 95,5%; Carrefour, com 86,7%; CPFL, com 80%; e Casas Pernambucanas, com 76,9%.

Análise e encaminhamento

As propostas de negociação são analisadas por especialistas do Procon-SP, que avaliam as condições oferecidas pelas empresas e buscam um acordo entre as partes. Além disso, casos de superendividamento são encaminhados para o Núcleo de Atendimento ao Superendividado do Procon-SP, que recebeu 706 casos nesta edição do programa.

Atuação

O Renegocia! é um programa da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, realizado em São Paulo pela Fundação Procon-SP. O objetivo é auxiliar a população a renegociar dívidas com diversas instituições, como bancos, empresas de telefonia, fornecedoras de água e energia elétrica, entre outros.

Canais

Os consumidores puderam registrar suas propostas por meio do site oficial do Procon-SP, nos postos de atendimento presenciais da Liberdade, Brás e Guaianases, e nos Procons municipais conveniados.

Instituições financeiras

No setor financeiro, as instituições que mais motivaram o atendimento foram: Itaú Unibanco (202), Bradesco (182), Nubank (128), Banco do Brasil (124), Caixa Econômica Federal e Santander (ambos com 122).

Acordos no setor financeiro

Já as instituições que mais promoveram acordo com os consumidores foram: Caixa Econômica Federal (67,7%), Nubank (63,2%), Santander (60%), Bradesco (50%), Banco do Brasil (47,6%) e Itaú Unibanco (42%).

Perfil dos consumidores

A maioria dos consumidores que buscou o auxílio do programa tem entre 31 e 40 anos (31%), seguido pelas faixas de 21 a 30 anos (26%) e 41 a 50 anos (20%). O público foi composto por 57% de mulheres e 43% de homens.

Valores envolvidos

As negociações do programa envolveram um total de R$ 21.946.475,99 em dívidas.

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Last Update: 12/02/2025