Personalidade frequente nas mesas de podcast da extrema-direita, o influenciador Renato Amoedo, conhecido como Trezoitão, viralizou nesta quinta (26) após reclamar do fim da escravidão no Brasil. No Podcast Três Irmãos, ele alegou que a assinatura da Lei Áurea foi um erro que cortou direitos dos brasileiros, obviamente não considerando os negros como cidadãos.
Essa, porém, não foi a primeira polêmica de Renato. Defensor das criptomoedas como meio de vencer as barreiras do Estado e da ideologia red pill, que combate o movimento feminista, ele se destacou pela publicação do livro Bitcoin Red Pill. O termo faz referência à pílula vermelha do filme Matrix, de 1999, que revela ao protagonista Neo a verdade sobre o sistema que controla o mundo de forma oculta.
DENÚNCIA: influenciador de extrema direita, conhecido como Renato Trezoitão, afirmou que A LEI ÁUREA VIOLOU O DIREITO DE PROPRIEDADE. Basicamente a “propriedade” ao qual ele se refere são seres humanos negros. E adivinhem quem estava com ele no podcast? Wilker Leão, o cara que… pic.twitter.com/5jgJ7lxyRi
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) December 26, 2024
Antes de virar uma subcelebridade da internet, Renato Amoedo se formou em Engenharia de Produção Civil pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Com a segunda formação, ele começou a trabalhar como perito criminal do Departamento de Polícia Técnica da Bahia. Como policial, ganhou a alcunha de Trezoitão, em referência ao revólver calibre .38, usado pelos agentes públicos.
Além de defender a manutenção da escravidão pela monarquia, o influencer também milita pela submissão das mulheres. Em outro podcast, ele afirmou que sua filha, atualmente com sete anos, já aprendeu que deve seguir rigorosamente suas ordens até depois do casamento: “Homem respeita homem. Homem não respeita mulher na cama”, bradou.
“O seu corpo são suas regras, mas o dinheiro do papai é regra do papai. Se você fazer o que você quiser, eu vou ter que fazer coisa contra a minha vontade”, explicou no programa de entrevistas, alegando que não deixará herança para sua filha caso ela desrespeite o seu doutrinamento.
— Cortes Trezoitão ✂️ (@CortesTrezoitao) December 19, 2024
Em outro corte que viralizou nos últimos meses, Trezoitão questiona os benefícios do casamento para os homens: “Qual é a vantagem legal se a mulher pode dizer que foi estuprada sendo casada? Se você passa a mão na mulher de noite, ela vai dizer que foi abusada. Você não pode passar a mão em sua esposa na cama”, reclamou.
No episódio mais recente, Renato foi ao Podcast Três Irmãos acompanhado do youtuber Wilker Leão, membro do Movimento Brasil Livre (MBL). Trezoitão passou de defensor assíduo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para crítico.
Ele afirma que Bolsonaro foi submisso ao PT e ao Centrão. O auge da sua revolta contra o bolsonarismo aconteceu em agosto, quando ele foi ameaçado pelo blogueiro defensor do “mito” Allan dos Santos, foragido nos Estados Unidos, durante um podcast.
O fundador do site Terça Livre, em um episódio de “Os Fellas Cast”, perdeu a linha ao ser questionado sobre uma declaração. Allan chamou o influenciador de “sofista” e mandou até os apresentadores “irem à merda” por defenderem Trezoitão.
Conheça as redes sociais do DCM:⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line