Relator ameaça bloquear votação do Orçamento se não houver acordo para emendas: ‘Não é bravata’

O relator do Orçamento federal de 2025, senador Angelo Coronel (PSD-BA), ameaçou bloquear a votação sobre o tema se não houver um acordo com o governo sobre a liberação de emendas parlamentares, hoje bloqueadas por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em declaração em um encontro de prefeitos da Bahia, Coronel disse que o Orçamento vai ficar “na gaveta” caso os Poderes não cheguem a um consenso. Segundo ele, a equipe econômica do governo já está avisada dessa condição. As declarações foram registradas pela Agência Estado.

“Não é bravata, não é arrogância. Eu tenho que proteger, eu tenho que atender aos deputados federais, que ficam todo dia perguntando quando é que vai votar. Prefeito me liga, perguntando quando pode ir a Brasília. E a gente prorrogando e prorrogando porque um Poder quer interferir num outro Poder”, disse o senador, citado pela agência.

Ao tratar da suposta interferência, Coronel mandou um recado ao Supremo. Sem citar o nome do ministro Flávio Dino, que assinou o bloqueio das emendas (a decisão foi chancelada pelos outros ministros) ele criticou as decisões da Corte sobre o tema.

“Tire a toga e venha ser deputado ou senador para você legislar. O que não pode é você querer interferir no Poder Legislativo sem ter prerrogativa para isso”, afirmou, em crítica implícita ao ex-colega – Dino foi eleito senador e passou um breve período na Casa depois de ser ministro da Justiça e antes de chegar ao STF.

Artigo Anterior

Condições climáticas dificultam resgate de vítimas de colisão entre avião e helicóptero nos EUA

Próximo Artigo

Gleisi nem tomou posse como ministra e o Estadão já a ataca

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!