Rejeição no Equador à visita do chanceler marroquino

Diversas organizações sociais, sindicais e políticas do Equador declararam “persona non grata” o ministro das Relações Exteriores do Marrocos, Nasser Bourita, por representar um governo acusado de cometer “violações graves, permanentes e sistemáticas dos direitos humanos” contra os povos marroquino e saaraui.

Entre as entidades que assinaram esta declaração estão a Confederação de Organizações Classistas Unitárias de Trabalhadores (CEDOCUT), a Confederação Unitária de Bairros do Equador (CUBE), o Partido Comunista do Equador e a Juventude Comunista, que denunciaram as práticas repressivas do governo marroquino contra o Saara Ocidental.

A nota dessas organizações também rejeita a recente decisão do governo de Daniel Noboa de retirar, em outubro de 2024, o reconhecimento da República Árabe Saaraui Democrática (RASD). Os coletivos destacaram que Bourita representa um “Estado ocupante” e o acusaram de liderar uma “campanha de agressão diplomática” para enfraquecer o apoio internacional ao referendo de autodeterminação do Saara Ocidental, pendente desde 1991 sob o mandato das Nações Unidas.

Os grupos exigiram que o governo equatoriano reoriente sua política externa para princípios de multipolaridade e solidariedade com o Sul Global.

A visita oficial de Bourita ao Equador coincidiu com a assinatura de acordos comerciais com o presidente Daniel Noboa no Palácio de Carondelet, voltados para facilitar a exportação de banana equatoriana ao Marrocos.

Além disso, o governo equatoriano confirmou sua intenção de abrir em breve sua primeira embaixada no Marrocos, consolidando assim a presença diplomática do Equador na região do Magreb. O anúncio foi feito após uma reunião entre Nasser Bourita e a chanceler equatoriana Gabriela Sommerfeld em Quito.

Artigo Anterior

Basa anuncia mais um plano de demissão ‘incentivada’

Próximo Artigo

PMs atacam trabalhador, mas são contidos por populares revoltados

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!