
No sábado (3), a Polícia antiterrorismo do Reino Unido prendeu cinco homens, incluindo quatro cidadãos iranianos, por suspeita de envolvimento em um plano de ataque terrorista. A operação que resultou na captura dos suspeitos foi divulgada por meio de comunicado oficial.
Os detidos têm entre 29 e 46 anos. Segundo as autoridades, os suspeitos estariam ligados a crimes de terrorismo, relacionados a um plano que mirava um local não especificado. A nacionalidade do quinto homem não foi confirmada até o momento pelas autoridades.
“A investigação ainda está em seus estágios iniciais, e estamos explorando diversas linhas de apuração para identificar a motivação potencial, bem como verificar se há algum risco adicional”, afirmou Dominic Murphy, chefe do Comando Antiterrorismo da Polícia Metropolitana.
No mesmo dia, em uma ação separada, outros três iranianos foram presos em Londres como parte de uma investigação distinta, mas também relacionada a atividades terroristas. No entanto, vale ressaltar que, de acordo com a polícia, não há ligação entre os dois casos.
Os três presos permanecem sob custódia, e buscas continuam em residências ligadas à investigação. A polícia segue recolhendo evidências para esclarecer os fatos e possíveis conexões com redes maiores.
Desde 2022, o governo britânico afirma ter desarticulado mais de 20 conspirações com apoio do Irã. A Embaixada iraniana em Londres não respondeu aos pedidos de comentários sobre o caso.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line