Frente ampla apóia os parlamentares


No próximo dia 17 de maio, sábado, a partir de 10 da manhã, parlamentares e militantes históricos e novos do partido, além de presidentes e dirigentes de sindicatos e federações de trabalhadores e de militantes de todo o estado do Rio de Janeiro, se reúnem no auditório da ABI – Associação Brasileira de Imprensa para lançar os nomes do deputado federal Reimont e do vereador Leonel de Esquerda como candidatos às presidências do Diretório Estadual e do Diretório Municipal do PT, respectivamente, nas eleições internas do PED 2025, marcadas para 6 de julho.

O apoio às duas candidaturas, acompanhado de um longo e detalhado manifesto, representa diversas tendências do partido, mobilizadas em uma frente ampla que defende a unidade em torno de um PT democrático, militante e combativo, tendo como pontos centrais a escuta e o diálogo internos irrestritos.

O documento de apoio traz uma análise detalhada dos cenários mundial, nacional, estadual e partidário e define uma plataforma de atuação, com ênfase na democracia participativa interna, no fortalecimento e apoio à militância de base e no trabalho para a reeleição do presidente Lula e eleição para o senado de Benedita da Silva.

O deputado Reimont resume o desafio com uma frase do samba Dança da Solidão, de Paulinnho da Viola: “Quando eu penso no futuro, não esqueço o meu passado”.

“O verso do genial Paulinho da Viola sintetiza bem a nossa proposta, que é a de resgatar os valores e compromissos históricos do PT, fincar os pés no presente e atuar na construção do futuro não apenas do partido, mas das esquerdas brasileiras”, diz Reimont. “Há uma onda fascista no Brasil e no mundo e é urgente que o PT, unido, esteja na linha de frente desse combate, que inclui questões que vão desde a precarização galopante do trabalho aos desafios da crise climática, que vão desde as ameaças aos direitos civis e civilizatórios à criminalização dos direitos sociais e trabalhistas.”

Leonel de Esquerda completa:
“A união entre eu e o Reimont é fundamental para a renovação do partido na nossa cidade e no estado. Essa parceria representa uma vontade muito grande de reaproximar o partido de suas bases e da militância. Somos ligados ao movimento sindical e aos trabalhadores, valores que nos conectam com a história do partido e do presidente Lula.”

Na pauta das chapas, estão temas como a luta pelo fim da escala 6×1; a defesa do projeto de isenção do Imposto até 5 mil, com taxação dos ricos; a defesa de creches em quantidade e horário adequados nas cidades; a climatização das escolas e o tema da catástrofe ambiental e da transição energética. A proposta dá ainda atenção especial para o fortalecimento e apoio às instâncias internas do partido e do s Comitês Populares de Luta e dos Núcleos de Base, com a defesa de participação efetiva e intensa nas decisões.

Entre os apoiadores de Reimont e Leonel de Esquerda estão a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, André Ceciliano, secretário de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, os deputados federais Benedita da Silva e Lindberg Farias, as deputadas estaduais Elika Takimoto, Marina do MST e Monica Francisco, os vereadores Mayra do MST e Leonel de Esquerda, o prefeito Andrezinho Ceciliano, de Paracambi, e de figuras históricas do PT, como Jorge Bittar, Luiz Sérgio, Gilberto Palmares, Robson Leite e Luciana Novaes, além de presidentes e dirigentes de sindicatos e federações de trabalhadores e parlamentares e militantes de todo o estado, que estarão presentes no ato de lançamento das candidaturas.

Serviço
Lançamento da candidatura
Dia 17 de maio, sábado, às 10 da manhã
ABI – Associação Brasileira de Imprensa
R. Araújo Porto Alegre, 71 – Centro, Rio de Janeiro 
Auditório 9° andar

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 13/05/2025