Boato – Texto sobre aproveitar o presente e viver com leveza foi escrito pelo papa Francisco e começa com a frase “Esta vida vai passar rápido”.

Análise

A morte do papa Francisco em abril de 2025 provocou uma avalanche de conteúdos nas redes sociais. Entre homenagens verdadeiras e lamentos públicos, houve a disseminação de boatos. Muitas das fake news que circularam ao longo do pontificado voltaram com força. Um levantamento do Boatos.org reuniu 30 conteúdos falsos que marcaram sua trajetória e reapareceram após sua morte.

Entre os conteúdos falsos, uma suposta reflexão atribuída ao papa Francisco tem circulado com grande apelo emocional. O texto fala sobre não brigar, aproveitar o momento presente, usar objetos especiais no dia a dia e perdoar. A linguagem motivacional e intimista vem sendo compartilhada como se tivesse sido escrita pelo pontífice. Leia:

Papa Francisco: Esta vida vai passar rápido, não brigue com as pessoas, não critique tanto seu corpo. Não reclame tanto. Não perca o sono pelas contas. Não deixe de beijar seus amores. Não se preocupe tanto em deixar a casa impecável. Bens e patrimônios devem ser conquistados por cada um, não se dedique a acumular herança. Deixe os cachorros mais por perto. Não fique guardando as taças. Use os talheres novos,

Não economize seu perfume predileto, use-o para passear com você mesmo, Gaste seu tênis predileto, repita suas roupas prediletas, e daí? Se não é errado, por que não ser agora? Por que não dar uma fugida? Por que nao orar agora ao invés de esperar para orar antes de dormir? Por que não ligar agora? Por que não perdoar agora? Espera-se muito o natal, a sexta-feira, o outro ano, quando tiver dinheiro, quando o amor chegar, quando tudo for perfeito… Olha, não existe o tudo perfeito. O ser humano não consegue atingir isso porque simplesmente não foi feito para se completar aqui. Aqui é uma oportunidade de aprendizado.

Checagem

Assim como em outros casos envolvendo figuras públicas, esse conteúdo volta a circular com força em um momento de grande repercussão. Para entender se a mensagem é real ou não, analisamos as seguintes questões: 1) Papa Francisco escreveu texto sobre “esta vida passar rápido”? 2) Esta fake news começou a circular apenas após a morte do papa Francisco? 3) Quem é o autor do texto que começa com “esta vida vai passar rápido”?

Papa Francisco escreveu texto sobre “esta vida passar rápido”?

Não, não há qualquer registro oficial de que o Papa Francisco tenha escrito ou lido esse texto. Nenhuma encíclica, homilia, pronunciamento ou publicação oficial do Vaticano traz essa reflexão com esse conteúdo e linguagem. Além disso, o tom do texto difere bastante do estilo direto, pastoral e teológico que o pontífice costuma empregar em seus discursos. A linguagem mais poética e sentimental não condiz com as comunicações típicas do Vaticano.

Esta fake news começou a circular apenas após a morte do papa Francisco?

Não. Essa mesma mensagem já havia sido desmentida em 2019 pelo Boatos.org, quando começou a circular após um acidente com o papa durante sua visita à Colômbia. Na ocasião, Francisco bateu o rosto no papamóvel e gerou comoção. Ou seja, o conteúdo não é novo e apenas voltou a ganhar força com a morte do papa.

Quem é o autor do texto que começa com “esta vida vai passar rápido”?

Não há um autor único e oficial identificado, mas há indícios claros de que o texto foi inspirado em uma música. Ao analisarmos o conteúdo, percebemos grande semelhança com a canção “Vai Passar Rápido”, da cantora Marcela Taís. Alguns trechos são praticamente idênticos, o que sugere que alguém adaptou ou se inspirou na letra para compor o texto. A partir daí, ele passou a circular de forma descontextualizada, sendo atribuído falsamente ao papa Francisco.

Conclusão

O texto sobre aproveitar a vida e deixar as preocupações de lado não foi escrito pelo papa Francisco. Trata-se de uma mensagem antiga, inspirada na música de Marcela Taís, e que já circulava desde 2017. Não passa de mais uma fake news atribuída a ele que insiste em circular na internet.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 23/04/2025