Redução de 33% nos casos de mortes entre Yanomamis no início de 2024

O Ministério da Saúde registrou uma redução de 33% no número de óbitos de indígenas Yanomamis no primeiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. O levantamento foi realizado pelo jornal O Globo com base em informações oficiais fornecidas pela pasta.

Os registros indicam uma redução de 71% nas mortes causadas por desnutrição, 59% nas decorrentes de infecções respiratórias agudas e 50% nas mortes provocadas por malária. Apesar da melhora, os números continuam preocupantes. No total, foram identificadas 74 mortes neste ano, contra 111 em 2023.

Desde o ano passado, o Ministério da Saúde tem trabalhado para uniformizar a metodologia de contagem de dados relacionados à saúde Yanomami. Dados de 2023 mostraram um aumento nas mortes de indígenas Yanomamis comparado ao período da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o Ministério identificou inconformidades nos registros e subnotificação de incidentes durante o governo anterior.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, diversas unidades de saúde indígena não estavam funcionando quando ela assumiu a pasta, o que resultou em muitas mortes não registradas e uma demanda represada.

A partir de agosto, o Ministério da Saúde iniciará uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para padronizar a coleta de dados. A previsão é que o governo divulgue um relatório sobre a saúde indígena a cada seis meses.

Além das medidas de proteção na área da saúde Yanomami, o governo federal também lançou ações de combate ao garimpo ilegal nos territórios indígenas, uma das principais causas de mortes e doenças. A violência nesses territórios tem dificultado o pleno funcionamento das unidades de atendimento.

Ainda este ano, está prevista a inauguração de uma área especializada em saúde indígena na Universidade Federal de Roraima, reforçando o compromisso do governo com a saúde e a segurança dos povos indígenas.

Artigo Anterior

Ultimo dia para escolha de candidatos nas eleições de 2024

Próximo Artigo

Pesquisadores russos criam imunizante para combater doenças do reto

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!