A ministra Gleisi Hoffmann, responsável pela articulação política do governo Lula (PT), afirmou que a redução da jornada de trabalho no Brasil é uma das prioridades da atual gestão. A afirmação foi feita na noite deste domingo 4, nas redes sociais.

Segundo a ministra, que chefia a pasta das Relações Institucionais, o projeto que prevê o fim da jornada 6×1 será encaminhado pelo governo nas comissões pertinentes no Congresso. A manifestação ocorre poucos dias depois do 1º de maio, que a redução da jornada como lema central.

“A redução da jornada dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil será uma de nossas prioridades junto ao Congresso Nacional. O debate sobre o fim da escala 6×1, que limita a vida além do trabalho, será encaminhado junto as comissões pertinentes, para envolvermos a sociedade e todos os setores abrangidos pelo tema”, escreveu Gleisi.

“Queremos ouvir a todos(as)! Com diálogo e decisão política, é possível avançar sim. Mais empregos, desenvolvimento e mais justiça para os trabalhadores(as) é o que precisamos promover”, concluiu a ministra.

A PEC que acaba com a jornada de um dia de folga para cada seis dias trabalhados está no Congresso Nacional desde fevereiro, mas ainda não foi pautada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O tema enfrenta resistência do empresariado e da ala bolsonarista.

No último mês, o governo federal tem tentado movimentar a proposta. A própria ministra Gleisi Hoffmann se reuniu com a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), autora da PEC, para discutir a articulação em torno do projeto. Pouco depois, o presidente Lula mencionou o fim da escala 6×1 em seu pronunciamento oficial no 1º de maio.

“É hora do Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, disse Lula sobre a redução da jornada.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/05/2025