A empresa de segurança cibernética Crowdstrike revela que um problema de atualização em seu aplicativo para hosts Windows foi responsável pelo apagão cibernético que afetou empresas e instituições globalmente na sexta-feira (19/07).
“O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Estamos encaminhando os clientes ao portal de suporte para as últimas atualizações e continuaremos a fornecer atualizações públicas completas e contínuas em nosso blog”, disse a empresa, em nota publicada em seu site.
A falha afetou as atividades em aeroportos, serviços de saúde públicos e privados, e empresas de diversos segmentos. Voos foram suspensos nos Estados Unidos devido a problemas de comunicação ligados a esse problema de atualização. Empresas como American Airlines, Delta e United Airlines estavam entre as afetadas.
Na Europa, o aeroporto de Berlim suspendeu temporariamente todos os voos na sexta-feira e o aeroporto de Heathrow (o maior da Europa) relatava dificuldades em retomar as atividades, enquanto o serviço de saúde público no Reino Unido não conseguia ter acesso a informações de pacientes para agendamento de consultas.
No Brasil, empresas como Bradesco, Next, Neon e Azul Linhas Aéreas estão entre as afetadas pela instabilidade.
Segundo especialistas ouvidos pelo jornal britânico The Guardian, a plena recuperação da falha tecnológica pode levar semanas.
“Entendemos a gravidade da situação e lamentamos profundamente o inconveniente e a interrupção. Estamos trabalhando com todos os clientes afetados para garantir que os sistemas estejam de volta e que eles possam fornecer os serviços com os quais seus clientes estão contando”, destaca a empresa, recomendando ainda que seus clientes mantenham contato com representantes da empresa por canais oficiais.
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