A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou nesta terça-feira 13, em decisão terminativa, um projeto de lei que concede a Recife (PE) o título de Capital Nacional do Brega.
A proposta recebeu um parecer favorável do senador Humberto Costa (PT-PE) e, caso não haja recurso para votação no plenário, seguirá direto para a sanção do presidente Lula (PT). O autor da matéria é o deputado Federal Felipe Carreras (PSB-PE).
“É um projeto da maior relevância, tanto para a cultura de Pernambuco quanto para o Recife, o que me deixa muito feliz por ser seu relator”, disse Costa. “Recife é uma cidade onde o brega é, além de tudo, uma atividade econômica relevante.”
Segundo o senador petista, o brega foi uma manifestação cultural de grande relevância na ditadura militar, “quando esse movimento falava para uma população importante, que era o das pessoas oprimidas socialmente”.
“Foi uma forma de resistência, na qual temas que eram tabus eram abordados. Então, esse projeto é uma homenagem a esse tema musical, que cumpriu também um papel de resistência.”
O brega é um gênero que se popularizou no Brasil principalmente a partir da década de 1960. Abrange uma variedade de ritmos, como o samba-canção e o bolero, e é caracterizado por letras românticas e sentimentais.
No início de abril, a mesma comissão aprovou um projeto que cria o Dia Nacional do Brega, também enviado à sanção de Lula. O texto determina que a data seja lembrada anualmente em 14 de fevereiro — dia em que nasceu o cantor Reginaldo Rossi (1943-2013), conhecido como o Rei do Brega.
(Com informações da Agência Senado)