A Receita Federal liberou, nesta quarta-feira 24, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR). Aos contribuintes que têm direito, o valor será depositado nas contas dos contribuintes até o próximo dia 31 de julho.
Segundo o órgão, 6.091.572 contribuintes terão direito ao crédito bancário, o que corresponde a um montante de 8,5 bilhões de reais.
A maior parte dos beneficiados (5,7 milhões de contribuintes) se refere a pessoas que não têm, necessariamente, prioridade, mas que usaram a declaração pré-preenchida ou que optaram por receber a restituição via Pix.
Além disso, há restituições para pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave; para contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério; e para grupos específicos entre 60-79 anos ou mais de 80 anos.
Há, ainda, cerca de 54 mil restituições para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, que receberam prioridade na restituição deste ano.
Para saber se tem direito à restituição, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal, informando o número do CPF, a data de nascimento, o exercício da declaração e o código verificador.
Além dos lotes de restituição, outros dois já têm data de pagamento. O quarto lote será pago a partir de 30 de agosto, enquanto o quinto lote começa em 30 de setembro.