
A ginasta Rebeca Andrade ganhou o troféu na categoria “Retorno do Ano” na cerimônia do Prêmio Laureus, em Madri, na Espanha, e se tornou a primeira brasileira a vencer o “Oscar do Esporte”. Ela, que superou Simone Biles na prova de Sola em Paris 2024, faturou a medalha de ouro e saiu da competição com duas pratas (individual geral e salto) e um bronze por equipes.
“Eu me sinto muito feliz e honrada por receber meu primeiro Laureus. Estou orgulhosa, me sinto abençoada pela equipe que tenho e pela família que eu tenho. Eles acreditaram em mim mesmo quando eu não acreditava”, afirmou Rebeca.
Ela agradeceu sua psicóloga, Aline Wolff, pelos cuidados durante o “período de lesões”, quando foi submetida a três cirurgias no joelho. “Fico feliz de ser uma grande referência para as gerações que estão vindo e para pessoas em geral, de força, de mostrar que a gente pode alcançar os nossos objetivos, independentemente do lugar de onde a gente tenha vindo”, prosseguiu.
A brasileira superou o nadador americano Caeleb Dresse, que se afastou das piscinas para cuidar da saúde mental e venceu medalhas em Paris 2024; a esquiadora suíça Lara Gut-Behrami, bicampeã da Copa do Mundo oito anos após o primeiro título; o motociclista espanhol Marc Márquez, que cogitou se aposentar após lesão e conseguiu ser premiado; o jogador de críquete indiano Rishabh Pant, reintegrado à seleção nacional após grave acidente de carro; e a nadadora australiana Ariarne Titmus, que retirou um tumor no ovário e defendeu o título olímpico dos 400m.

O ex-lateral Cafu, pentacampeão pela Seleção Brasileira, foi encarregado de entregar a estatueta a Rebeca. O “Oscar do Esporte” ainda premiou outros atletas. Veja a lista:
- Atleta Masculino do Ano: Armand Duplantis (salto com vara – Suécia);
- Time do Ano: Real Madrid (futebol – Espanha);
- Atleta Feminina do Ano: Simone Biles (ginástica artística – EUA);
- Revelação do Ano: Lamine Yamal (futebol – Espanha);
- Atleta do Ano com Deficiência: Jiang Yuyan (natação – China);
- Atleta do Ano em Esportes de Ação: Tom Pidcock (ciclismo de montanha – Reino Unido);
- Prêmio Esporte para o Bem: Kick4life (Lesoto) – usa o futebol para ajudar crianças e jovens em risco;
- Homenagem pela Trajetória Profissional: Kelly Slater (surfe – EUA);
- Homenagem Ícone do Esporte: Rafael Nadal (tênis – Espanha).
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line