Durante a cerimônia de premiação da prova de solo na ginástica artística, Rebeca Andrade foi homenageada no pódio pelas atletas dos Estados Unidos Simone Biles e Jordan Chiles, medalhistas de prata e bronze, respectivamente, nesta segunda-feira (5). Embora tenha ficado atrás da brasileira, Biles é considerada a maior ginasta de todos os tempos.
“Rebeca é incrível. Ela é uma rainha. Estávamos muito animadas. Decidimos demonstrar nosso respeito. A Jordan disse que deveríamos fazer, e eu disse que sim. É por isso que fizemos. Era o correto a ser feito. Eu amo Rebeca”, explicou Biles sobre a ação.
“Ela é absolutamente incrível, como pessoa e como ginasta. Só tenho coisas boas a dizer sobre ela. Ela me mantém em pé. Acho que a longevidade dela no esporte será muito longa. Estou ansiosa para ver o que ela conseguirá no futuro. Acho que vai levar um tempo para ela relaxar, como todos nós, mas ela é incrível”, continuou a estadunidense.
Chiles também fez elogios efusivos para a brasileira: “Rebeca é incrível. Ela é uma rainha. Foi um show de todas as cores, super emocionante para nós. Ela é tão emocionante de assistir, e todos os fãs e o público estão sempre gritando por ela. Ela é linda, uma lenda”.
A cena emocionante, em que Biles e Chiles homenageiam Rebeca, não foi exibida na transmissão oficial dos Jogos para o mundo todo. Mais tarde, o perfil oficial dos Jogos Olímpicos publicou a foto nas redes sociais com a legenda “isso é tudo”.
This is everything. pic.twitter.com/FrXz7wWtQg
— The Olympic Games (@Olympics) August 5, 2024
Momentos antes da cerimônia, a torcida brasileira presente na Arena Bercy gritava o nome de Rebeca em uníssono, e as duas estadunidenses, rindo, entraram na onda, celebrando a brasileira.
Com a conquista desta segunda, Rebeca se tornou a maior medalhista do Brasil na história das Olimpíadas. Além de um ouro e uma prata em Tóquio, ela conquistou, em Paris, bronze na competição por equipes e prata no individual geral e no salto, superando Torben Grael e Robert Scheidt, velejadores que conquistaram cinco pódios.