Rayssa Leal na final do skate street feminino em Paris . Foto: REUTERS/Pilar Olivares

Com as arquibancadas repletas de torcedores brasileiros que a apoiaram em todos os momentos da final do skate street feminino, Ana Leal estava em casa no Parque Urbano La Concorde. A atleta conquistou a medalha de bronze nos Jogos de Paris com um somatório de 253,37 pontos neste domingo (28).

Aos 16 anos, ela se tornou a brasileira mais jovem a subir ao pódio em edições diferentes das Olimpíadas, tendo conquistado a prata em Tóquio 2020.

Além do feito de Ana, o pódio contou com uma dobradinha japonesa: Coco Yoshizawa obteve a maior nota da prova, 96,49, e levou o ouro com um somatório de 272,75 pontos. Liz Akama, com 265,95 pontos, ficou com a medalha de prata.

Ana faz gesto religioso antes de ganhar bronze

A skatista conseguiu dar um “jeitinho” de driblar a regulamentação da competição e transmitir uma mensagem religiosa durante a transmissão enviada ao mundo inteiro. No momento em que era apresentada ao público, com as mãos, ela usou a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para afirmar que “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”.

Enquanto a organização do evento esportivo prega pela laicidade em busca de uma isonomia, a uma lei da França impediu que atletas do próprio país, mas de religiões islâmicas, fossem convocadas aos jogos.

Uma lei avalizada pela extrema-direita impede que cidadãos, independentemente do lugar, usem o véu islâmico hijab, acessório para mulheres muçulmanas que esconde o rosto por quase que completamente. A alegação é que o item facilitaria supostos atentados terroristas, em uma regulamentação considerada xenofóbica.

Porém, se o gesto de Ana possa desagradar o Comitê Olímpico Internacional (COI), o recado bíblico caiu no gosto dos brasileiros que alegam defender o cristianismo.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X,  clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp,  clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 28/07/2024