Falsa notícia – Randolfe Rodrigues não publicou tuíte em solidariedade ao homem que atirou contra Trump
Análise
No dia 13 de julho de 2024, o ex-presidente e candidato à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, foi alvo de um atentado. Um homem atirou na direção de Trump, feriu o candidato na orelha, matou um espectador e feriu gravemente outros dois.
E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, no Brasil, o senador Randolfe Rodrigues publicou um tuíte em solidariedade ao homem que atirou contra Donald Trump, nos Estados Unidos. Segundo a história, Randolfe Rodrigues afirmou que a polícia dos EUA executou o jovem sem provas. Confira:
Versão 1: “Randolfe Rodrigues: Toda minha solidariedade ao jovem que foi covardemente assassinado pela extrema direita nos EUA, durante um comício onde estava Donald Trump. Mesmo sem provas, executaram o jovem, sem legítima defesa. Iremos lutar a resistir ao avanço dessa corrente do mal”. Versão 2: “*O ASSASSINO MORTO PELA POLICIA AMERICANA APOS TENTATIVA DE ASSASSINATO DE TRUMP RECEBE A SOLIDARIEDADE DO SENADOR ESQUERDISTA AMAPAENSE RANDOLFE RODRIGUES* os criminosos se solidarizam”.
Checagem
Randolfe Rodrigues prestou solidariedade ao homem que atirou em Donald Trump?
Não. O tuíte é falso. Trata-se de uma montagem bastante maldosa. O senador Randolfe Rodrigues não fez nenhuma publicação em solidariedade ao atirador. Além disso, o próprio Randolfe Rodrigues desmentiu toda a situação. Em suas páginas oficiais, ele classificou o post como fake news e atribuiu a montagem ao gabinete do ódio.
MENTIRA! FAKE! CRIME! O gabinete do ódio não tem limites e não para. Não me solidarizei com atirador, quem defende armas e crimes não sou eu! Na dúvida, meu perfil é aberto e qualquer um pode conferir o que saiu de verdade ou não. Não espalhem inverdades, desconfiem e denunciem. Aqui não tem espaço para Fake News! ISSO É CRIME E OS RESPONSÁVEIS TERÃO QUE RESPONDER NA JUSTIÇA.
Randolfe escreveu algo sobre o atentado contra Trump nos EUA?
Sim. Porém, o senador Randolfe Rodrigues não publicou nenhum tuíte em apoio ou em solidariedade ao atirador de Trump. No dia 13 de julho de 2024, na data do atentado contra Donald Trump, o senador Randolfe Rodrigues publicou no X (antigo Twitter) um texto condenando o uso da violência em qualquer ambiente e repudiou o ataque.
A Política é e sempre será o espaço para o diálogo e a Democracia. A violência em qualquer lugar contra quem quer que seja deve ser sempre combatida. Os acontecimentos de hoje nos EUA contra o Ex-Presidente Donald Trump devem ser repudiados por todos os democratas do mundo.
Faz sentido se solidarizar com o atirador do ex-presidente?
Não muito. É óbvio que a morte de um jovem é uma situação triste. Porém, ele fez uma escolha. Uma escolha bastante equivocada. Como o próprio senador Randolfe Rodrigues publicou, a política sempre deve ser espaço para diálogo e democracia, não para violência. Ainda mais quando a violência acaba ferindo e acabando com a vida de pessoas aleatórias.
Não sabemos os motivos que levaram o jovem a cometer tal crime, mas ele fez uma escolha errada e, provavelmente, já sabia o desfecho dessa história. Além disso, a publicação de hoje apenas reforça uma imagem estereotipada de quem defende os direitos humanos. Isto é, a história de hoje tenta reforçar a ideia de que a defesa dos direitos humanos é a defesa de bandidos ou de atos criminosos.
Por fim, no caso específico de hoje, fontes da polícia dos Estados Unidos afirmaram que as forças teriam encontrado material explosivo nas coisas pessoais do jovem. Além disso, o jovem ainda matou uma pessoa e feriu gravemente outras duas, atirando diversas vezes na direção de Donald Trump. A ação da polícia era necessária para evitar mais feridos e prezar pela segurança de quem acompanhava o evento, evitando um possível massacre.
Conclusão
Fake news ❌
O senador Randolfe Rodrigues não escreveu um tuíte se solidarizando com o homem que atirou contra Donald Trump, nos EUA. Na verdade, o suposto tuíte é uma montagem. Assim como em outras situações, alguém criou o tuíte, usando as mesmas fontes e o mesmo modelo do X (antigo Twitter). Randolfe Rodrigues desmentiu a informação. Além disso, o tuíte não foi encontrado. Se isso não bastasse, Randolfe Rodrigues fez uma publicação no dia do atentado, condenando o uso da violência por parte do atirador. Ele também repudiou a ação do atirador, defendendo que a política deve ser espaço de diálogo e democracia.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).