O deputado federal Alexandre Ramagem (PL) anunciou, nesta segunda-feira 5, a deputada estadual Índia Armelau (PL) como sua vice na chapa que disputa a prefeitura do Rio de Janeiro.

O anúncio foi feito pelas redes sociais. Na postagem o candidato celebra a indicação.

“Muito orgulho de anunciar nossa Índia Armelau como candidata a vice-prefeita da nossa cidade do Rio de Janeiro. Uma mulher de energia, determinação, cumpre nossos valores, com respeito à vida, à família.”

No início de julho, o PL já havia decidido que a vice de Ramagem seria uma mulher, no entanto, ainda faltava definir o nome.

O partido tentou, inclusive, preencher a vaga com integrantes de outras legendas, como o MDB, mas as negociações não avançaram. Diante da dificuldade em formar aliança, a sigla bolsonarista optou por formar uma ‘chapa puro-sangue’.

O MDB, apesar de não estar na chapa, deve apoiar o deputado bolsonarista na empreitada eleitoral. O mesmo ocorre com o Republicanos, que também foi sondado para a cadeira.

Quem é Índia Armelau?

A escolhida é nascida em Manaus e tem ascendência indígena. Ex-nadadora, ela encerrou sua carreira de atleta em 2008 e iniciou um curso superior de licenciatura e bacharelado em Educação Física.

Ela está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), para o qual foi eleita em 2022, com quase 60 mil votos.

No vídeo do anúncio, Armelau afirmou, ao lado de Ramagem, que “chegou com tudo” e que a composição com o bolsonarista “é perfeita”.

O modelo, conhecido como chapa “puro-sangue”- que conta com dois candidatos filiados ao mesmo partido – está sendo adotado por outros candidatos que estão bem posicionados nas pesquisas, como o prefeito Eduardo Paes (PSD), que escolheu o companheiro de partido Eduardo Cavaliere como vice. Tarcísio Motta, do PSOL, também buscou uma solução caseira ao anunciar Renata Souza na vaga.

Pesquisas

Um levantamento divulgado pela Quaest, em 24 de julho, mostra que Ramagem é o segundo colocado na disputa pela Prefeitura na capital fluminense. Ele pontua 13%, com uma distância considerável do líder, Eduardo Paes, que tem 49% das intenções de voto.

Paes é apoiado pelo presidente Lula (PT), enquanto Ramagem conta com o apadrinhamento de Jair Bolsonaro (PL).

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 06/08/2024