O esporte brasileiro mostrou mais uma vez sua força neste sábado (23), com a inédita conquista da medalha de prata em prova geral do Mundial de Ginástica Rítmica, disputado no Rio de Janeiro. O resultado veio do quinteto formado por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha.
O Brasil fez 55.250 pontos, ficando atrás apenas do Japão, que alcançou 55.550. A medalha de bronze foi para a Espanha, com 54.750. Ao som de “Evidências” — de Chitãozinho e Xororó, um clássico da música popular brasileira —, o conjunto conquistou 27.850 pontos na série com três arcos e duas bolas, emocionando o público.
Na sequência, o quinteto voltou à arena com a série das cinco fitas, em uma coreografia que celebrou a cultura brasileira, alcançando 27.400 pontos.
Pelas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a conquista: “Dia histórico para o esporte brasileiro. Nosso time de ginástica brilhou, e conquistou uma medalha inédita no Mundial de Ginástica Rítmica. Parabéns às atletas Duda, Nicole, Sofia, Maria Paula e Mariana e às treinadoras Camila e Bruna. O Brasil vibra com vocês”.
Na avaliação de Duda Arakaki, capitã da seleção, “como em todos os momentos da nossa vida, os bons e os ruins, a gente superou trabalhando. E dessa vez não seria diferente. A medalha chegou para concretizar tudo o que trabalhamos nesses anos. Brigamos por medalha em etapas de Copa do Mundo, Mundial, e ela chegou”.
Com agências