O trombonista capixaba Joabe Reis realizou recentemente sua segunda turnê pela Europa, cujo ponto alto foi tocar — com casa cheia — em um dos maiores templos de jazz do mundo, o Ronnie Scott’s, em Londres.
Os cinco shows em Saint-André-de-Najac também foram especiais: nessa pequena cidade no sudoeste da França viveu o trombonista brasileiro Raul de Souza.
“Fiquei feliz com a conexão que fiz com a cidade em que ele viveu”, afirmou Joabe a CartaCapital. Ele também se apresentou em Madrid, Barcelona e Paris, entre outras.
Em outubro, Joabe lançará seu terceiro álbum, intitulado Drive Slow. “Venho mergulhando em outras vertentes da música, como R&B, rap, trap, funk. Sempre gostei de fazer esse laboratório”, explica. Ele já lançou um single do novo disco: trata-se da faixa-título, com a participação do trompetista americano Theo Crocker e do rapper Zudizilla.
“Trago mais essa cara do hip hop, fazendo uma conexão com o jazz. Tenho tentado deixar o jazz mais acessível”, declarou. “Tenho a alegria de poder fazer o que gosto, que é tocar jazz e compor músicas com que qualquer pessoa possa se conectar.”
O novo álbum tem a participação de expoentes da nova geração, a exemplo de Bia Ferreira, e do universo do jazz.
Antes do lançamento do disco, Joabe Reis participará do festival Jazz na Serra, de 22 a 24 de agosto, em Santo Antônio do Pinhal, em São Paulo. Ele trabalha como músico e curador do projeto.
Entre os nomes no line-up do festival estão Thiago Espírito Santo & Grupo, Hamilton de Holanda Trio, Sintia Piccin Sexteto, Trio Corrente, Ellen Oléria e Vanessa Moreno. Para Joabe, o Jazz na Serra é uma oportunidade de reunir “músicos que influenciam outros músicos”.
Também participa do festival o Dejavu Session, um grupo liderado por Joabe que apresenta jam session uma vez por mês no Rio de Janeiro – na Casa Savana, no centro da cidade – e em São Paulo – na Casa Rockambole, em Pinheiros.
O projeto surgiu no fim de 2022 e recebe instrumentistas e cantores, além de um público jovem interessado em música.
Joabe Reis participa também do primeiro dia do festival The Town (6 de setembro), em São Paulo. Ele homenageará o maestro Letieres Leite, que morreu em 2021, vítima da Covid.
Assista à entrevista de Joabe Reis a CartaCapital: