A Polícia Militar de São Paulo abriu uma investigação para apurar a presença do influenciador digital estadunidense Gen Kimura, de 27 anos, em uma operação na capital paulista. Em vídeo publicado no início deste mês, Kimura aparece no banco de trás de uma viatura da polícia, acompanhando abordagens em três comunidades na zona norte de São Paulo e observando treinamentos dos militares.
O vídeo, que já ultrapassou 1,5 milhão de visualizações, também mostra o influenciador visitando o local onde são guardados armamentos da PM e tendo acesso aos equipamentos.
Gen Kimura, nascido em Portland, Estados Unidos, estudou Finanças e Espanhol na Southern Cross University (SCU). Antes de se formar, Kimura teve diversas experiências profissionais, incluindo um período como atleta e barbeiro. Após se formar, mudou-se para Austin, Texas, onde ingressou no mundo corporativo.
A trajetória de Kimura no mercado digital começou durante a pandemia de 2020, quando ele decidiu inspirar outras pessoas a “explorar o desconhecido”. “Nos últimos três anos, entre meu trabalho corporativo de vendas de tecnologia, tenho trabalhado no canal”, contou o influenciador, que possui mais de 380 mil seguidores no YouTube.
“Descobri que as oportunidades começam a se abrir quando você tem uma missão e objetivos claros”, afirmou. Foi durante uma dessas produções que ele conheceu sua namorada, destacando que conhecer novos horizontes pode levar a encontros inesperados e significativos.
Em 2023, Kimura largou o emprego corporativo para se dedicar integralmente ao seu canal. “Não foi fácil. Estaria mentindo se dissesse que não houve momentos em que quis desistir”, revelou.
O influenciador aborda uma variedade de temas em seu canal, incluindo casamento, questões sociais e relacionamento. No vídeo com a PM paulista, Kimura disse que a produção serve para “abordar temas controversos” e que seu canal “não endossa ou apoia qualquer forma de discurso de ódio, discriminação ou violência”.
Além de sua presença no YouTube, ele tem mais de 36 mil seguidores no Instagram, onde mantém um perfil discreto, raramente compartilhando detalhes de sua vida pessoal. Em sua bio, ele se descreve como produtor de conteúdo que está “mudando a maneira como as pessoas abordam os problemas”. Atualmente, ele namora a brasileira Sofia Garicochea, com quem compartilhou um pouco de sua história.
A repercussão do vídeo de Kimura com a Polícia Militar gerou controvérsia, levando a PM a instaurar uma sindicância para apurar as circunstâncias da participação do influenciador nas operações.