Flávio Pacheco da Silva, suspeito de ameaçar o ministério do Desenvolvimento Social com uma bomba nesta terça (22). Reprodução
Militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) conseguiram conter e prender, na tarde desta quinta-feira (22/5), um homem que ameaçava detonar um explosivo na sede do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O suspeito, identificado como Flávio Pacheco da Silva, estava acompanhado de uma mulher e duas crianças. Sua identidade foi confirmada pela Polícia Civil, com o uso de tecnologia de reconhecimento facial. Com informações do Metrópoles.
Testemunhas relataram que ele chegou a detonar um artefato explosivo em frente ao ministério. Por volta das 16h, equipes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) chegaram ao local e deram início à “Operação Petardo”, iniciando as negociações com o homem. Durante a conversa, ele chegou a segurar uma das crianças no colo enquanto falava com os policiais.
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 22, 2025
O episódio aconteceu próximo ao bloco A da Esplanada dos Ministérios, onde também funcionam outros órgãos do governo federal, como os Ministérios dos Esportes e dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Às 16h20, a PMDF confirmou que o suspeito portava um volume considerado suspeito e se recusava a deixar o local, aumentando a percepção de risco.
Com a chegada do esquadrão antibombas, a área foi isolada e os servidores foram orientados a se retirar, como medida de segurança.
Informações iniciais indicam que o homem teria se irritado após a suposta negativa de um pedido no MDS. Impedido de entrar no prédio, ele então teria ameaçado realizar a explosão como forma de protesto.