O presidente Lula (PT) nomeou o engenheiro e agora ex-chefe da Telebrás Frederico de Siqueira Filho para comandar o Ministério das Comunicações. A posse já ocorreu, durante um encontro no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira 24.

A indicação de Siqueira partiu de Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, após o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (MA) recusar o convite para chefiar a pasta. Siqueira assume o lugar de Juscelino Filho, que deixou o ministério após ser denunciado ao Supremo Tribunal Federal por supostas irregularidades na destinação de emendas parlamentares.

Em nota divulgada após o encontro com Lula, o novo ministro prometeu uma “atuação técnica, responsável e orientada por resultados” à frente das Comunicações. “Agradeço, profundamente honrado, pela confiança depositada em mim e aceito a missão para liderar uma pasta tão estratégica e transformadora para o País.”

Frederico de Siqueira é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem um perfil mais técnico, com experiência na área que chefiará. Antes de comandar a Telebras, estatal de telecomunicações vinculada à pasta que assumiu, passou mais de vinte anos na Oi, onde exerceu cargos de liderança nas áreas de Operações, Planejamento, Institucional Regulatório e Comercial.

O executivo é alvo de uma investigação por suposta improbidade administrativa em um processo que tramita na Justiça de Pernambuco. O caso chegou ao TJ em 2020. Segundo a denúncia do Ministério Público, uma empresa de construção da qual ele é sócio foi contratada sem licitação pela prefeitura de Paulista, na região metropolitana do Recife, onde o irmão dele virou secretário.

A defesa da dupla nega as acusações, reveladas pelo site O Bastidor e confirmadas à reportagem. Siqueira e seu irmão tentam, desde o ano passado, fechar um acordo para encerrar a ação, até aqui sem sucesso.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/04/2025