Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador que está entre os nomes cotados pela imprensa internacional para suceder Francisco – Foto: Reprodução

Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, está entre os nomes cotados pela imprensa internacional para suceder o papa Francisco.

Aos 65 anos, o religioso integra o grupo de cardeais com direito a voto no conclave e foi incluído em uma lista de favoritos divulgada pelo jornal francês Libération.

Apesar da especulação, ele tem evitado comentar sobre a possibilidade de ser escolhido e mantém o foco no legado de Jorge Mario Bergoglio.

Rocha foi nomeado cardeal em 2016 e, desde 2023, integra o C9 – conselho restrito de cardeais criado por Francisco para orientações estratégicas sobre a Igreja.

Durante uma coletiva recente, ele reforçou que o processo de escolha do novo pontífice está “nas mãos de Deus” e que “o Espírito Santo irá conduzir os cardeais eleitores”. Ele também pediu respeito ao período de luto e orações pelo papa.

Trajetória

Natural de Dobrada, no interior de São Paulo, Dom Sergio tem uma trajetória marcada por cargos de destaque na Igreja. Foi arcebispo de Brasília, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil entre 2015 e 2019 e, desde 2020, lidera a arquidiocese mais antiga do País, em Salvador, com o título honorífico de primaz do Brasil.

O religioso é reconhecido por seu trabalho na capital baiana, onde recebeu os títulos de Cidadão Soteropolitano e de Cidadão Baiano.

Para ele, o estilo de Francisco, centrado na simplicidade e no compromisso com os mais pobres, marcou profundamente o pontificado. “A própria escolha do nome Francisco já expressava essa simplicidade”, afirmou.

Dom Sergio da Rocha e o papa Francisco – Foto: Reprodução

Presença brasileira

O Brasil tem sete cardeais com direito a voto neste conclave, incluindo nomes como Odilo Scherer (São Paulo), Orani Tempesta (Rio de Janeiro) e Leonardo Steiner (Manaus).

Embora qualquer cardeal possa ser escolhido como papa, apenas os com até 80 anos podem votar. Dom Raymundo Damasceno, por exemplo, está fora da votação por já ter ultrapassado essa idade.

Mesmo com o ceticismo de parte do clero nacional quanto a um papa latino-americano novamente, a posição de Dom Sergio no C9 e o reconhecimento internacional colocam o brasileiro como um nome a ser observado.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/05/2025