Quem é Debora Floriano, que assume interinamente a chefia do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai ser presidido, ao menos interinamente, pela atual diretora de Orçamento, Finanças e Logística, Debora Floriano. Ela assume o cargo após a demissão do agora ex-presidente Alessandro Stefanutto, que deixou o cargo em meio a investigações sobre fraudes bilionárias.

Debora Floriano está no INSS desde 2008. Graduada em Direito com especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, começou a carreira na Previdência como Analista do Seguro Social.

No INSS, ocupou diferentes cargos de chefia e coordenação. Atuou, por exemplo, em setores que lidam com processos licitatórios, gestão de contratos e compras. Ela está na chefia da diretoria de Orçamento, Finanças e Logística desde setembro de 2023.

A queda do presidente

Stefanutto foi demitido após a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União revelarem, em operação, um esquema que, segundo as investigações, desviava valores de aposentados e pensionistas desde 2019. O dinheiro era descontado das aposentadorias para pagamento de mensalidades em entidades como associações e sindicatos, sem a autorização dos beneficiários.

A fraude, indicam as investigações, aconteceria com anuência do agora ex-presidente. Além dele, foram afastados do INSS o diretor de Benefícios e Relacionamento, Vanderlei Barbosa dos Santos; o procurador-geral, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho; coordenador-geral de Suporte ao Atendimento, Geovani Batista Spiecker; e o coordenador-geral de Pagamentos e Benefícios, Jucimar Fonseca da Silva. Todos eles são suspeitos de envolvimento no esquema.

Artigo Anterior

Collor preso em Alagoas

Próximo Artigo

Investigação sobre fraude no INSS aumenta pressão sobre Carlos Lupi

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!