O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o cardeal norte-americano Robert Prevost, eleito nesta quinta-feira (8) como novo líder da Igreja Católica com o nome de Papa Leão XIV.

Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula — que está em viagem oficial à Rússia e à China — destacou a importância do novo pontificado diante dos desafios globais e expressou o desejo de que ele dê continuidade ao legado de Francisco.

“Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos”, escreveu Lula. “Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo”.

Com a ausência de Lula, coube ao presidente em exercício, Geraldo Alckmin, fazer a saudação oficial do governo brasileiro ao novo pontífice:

“O anúncio que o mundo esperava finalmente aconteceu: habemus papam! Neste momento histórico, nós, brasileiros, temos o orgulho de nos unir a todos os que comungam da alegria pela eleição do Papa Leão XIV, confiando que, sob sua liderança, a Igreja Católica Apostólica Romana haverá de perseverar em sua missão evangelizadora, inspirando paz, união e esperança a toda a humanidade”.

O novo pontífice

A escolha de Prevost foi confirmada às 13h08 (horário de Brasília), com a tradicional fumaça branca no Vaticano. Às 14h25, o novo papa fez sua primeira aparição pública na sacada da Basílica de São Pedro, diante de milhares de fiéis.

Apesar de ser natural dos Estados Unidos, Prevost tem longa trajetória missionária na América Latina, em especial no Peru, o que amplia o diálogo com o Sul Global, uma ponte considerada estratégica após o papado de Francisco. Sua eleição deve indicar a continuidade da agenda reformista da Igreja, com foco na justiça social, no acolhimento dos excluídos e no combate às desigualdades.

A escolha do nome Leão XIV carrega um simbolismo significativo em homenagem a Leão XIII, pontífice entre 1878 e 1903, conhecido por sua encíclica social Rerum Novarum, considerada o marco fundador da doutrina social da Igreja Católica.

Repercussão entre autoridades

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também comentou a escolha do novo pontífice, destacando o papel moral e político que a Igreja pode desempenhar num momento de tensões globais.

“Que o novo Papa, Leão XIV, atue por um mundo onde a paz, o amor, a compreensão, a solidariedade e a justiça social sejam preceitos voltados à prática transformadora da sociedade”.

Confira, a seguir, outras manifestações públicas sobre a eleição de Leão XIV e os primeiros sinais de seu pontificado.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/05/2025