
Em entrevista ao programa Ponto de Vista, da revista ‘VEJA’, o vice-presidente do PT e prefeito de Maricá, Washington Quaquá, afirmou que a agenda do governo Lula está “errada” e que não deve se restringir a uma reforma fiscal. Para ele, a gestão vai bem na macroeconomia, mas é necessário “criar coisas novas” e “dialogar com o Brasil profundo”.
Washington Quaquá não poupou críticas ao núcleo central do governo, que atua mais próximo ao presidente Lula. Ele defendeu a indicação da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para um cargo na Esplanada, apesar das divergências. “Ela é uma pessoa que tem posição, estatura, defende o PT e não é daqueles que bajulam simplesmente o presidente Lula”, afirmou.
O prefeito de Maricá destacou a necessidade de recompor os ministérios com pessoas que tenham capacidade de dialogar com o presidente e que possuam independência, evitando a presença de “bajuladores” no núcleo central do governo.
“Nós adoramos o Lula, mas achamos que é preciso recompor ministérios com pessoas que tenham condições de dialogar com Lula”, disse Quaquá, ressaltando que “o governo não tem núcleo central” e é necessário criar um núcleo político que dialogue diariamente com o presidente.

Além de criticar a fraqueza do núcleo central do governo, Quaquá apontou que o PT tem se limitado a discutir pautas de comportamento, desviando-se de questões estruturais. Ele defendeu a candidatura de Lula em 2026 e a exploração de petróleo na Margem Equatorial. “Há uma série de investimentos travados no Brasil devido à legislação ambiental e à burocracia estatal, que impede grandes projetos nacionais”, enfatizou.
Para o vice-presidente do PT, é essencial desenvolver um projeto que envolva o Legislativo, o Centrão e os empresários brasileiros, a fim de promover um crescimento significativo do país e, consequentemente, uma melhor distribuição de riqueza. “A agenda do governo está errada”, concluiu Quaquá, ressaltando a importância de uma mudança de abordagem.
Confira o vídeo:
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line