O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Foto: EFE/ Joédson Alves

Aliados do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atualmente licenciado do mandato, já preveem quando ele voltará ao Brasil. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou, na última terça (18), que ficaria nos Estados Unidos e não retornaria ao país por suposta perseguição do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o jornal O Globo, pessoas próximas ao 03 avaliam que ele só deve viajar novamente ao Brasil em julho ou agosto de 2026, às vésperas das eleições, quando pretende se lançar candidato ao Senado Federal por São Paulo ou compor uma chapa à Presidência com o apoio do pai.

Membros do PL, seu partido, acreditam que uma volta antes desse prazo daria uma impressão de que o parlamentar licenciado “blefou”. Para eles, o afastamento do Congresso Nacional ajuda Eduardo a não se envolver em polêmicas diretamente e evitar um desgaste entre eleitores.

Eduardo Bolsonaro em vídeo que anunciou fuga para os Estados Unidos. Foto: Reprodução

Inicialmente, Eduardo afirmou que se licenciaria do mandato por um período de quatro meses, o prazo para seu visto expirar, mas disse posteriormente não ter “a mínima possibilidade de voltar ao Brasil”, mesmo após o STF rejeitar pedido para apreender seu passaporte.

O deputado disse que pretende pedir asilo político ao presidente do país, Donald Trump, e Bolsonaro afirmou que o mandatário americano “daria na hora” o benefício ao filho. Eduardo tem articulado sanções contra Alexandre de Moraes, ministro do STF, com parlamentares do Partido Republicano.

Ele tem feito ataques ao ministro nos Estados Unidos e a ofensiva do parlamenta tem irritado investigados no inquérito da trama golpista. Nesta terça (25), a Corte deve iniciar o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/03/2025