A nova pesquisa Genial/Quaest, que será divulgada na próxima segunda-feira (3), testará cenários para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento será o primeiro a incluir o cantor Gusttavo Lima e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) como possíveis candidatos da direita. A pesquisa também avaliará o desempenho do presidente Lula (PT), após, recentemente, sua reprovação superar a aprovação, e de outros nomes da política nacional.
O levantamento analisará o nível de competitividade dos possíveis candidatos, levando em conta o conhecimento do eleitorado sobre cada nome. Neste sentido, mesmo com a queda na aprovação, Lula segue como um nome forte na disputa. A grande novidade é Gusttavo Lima, que pode aparecer como um dos mais competitivos da direita em um eventual segundo turno.
A popularidade do cantor sertanejo pode ser um diferencial, já que outros nomes testados, como Eduardo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo), ainda sofrem com altos índices de desconhecimento, variando entre 50% e 70%. O levantamento ajudará a entender como cada um deles se posiciona na corrida eleitoral.
A pesquisa também buscará medir a rejeição e o potencial de voto de 12 possíveis candidatos, incluindo Jair Bolsonaro (PL), Pablo Marçal (PRTB), Fernando Haddad (PT) e outros governadores – os números indicarão quem tem mais chances de crescimento na disputa.
Além dos cenários de primeiro e segundo turno, o levantamento avaliará o impacto da queda de popularidade de Lula e a força de novas candidaturas. Embora a eleição ainda esteja distante, candidatos pouco conhecidos podem ganhar espaço, enquanto nomes com alta rejeição terão mais dificuldade para avançar.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line