O presidente Lula vence todos os possíveis adversários nas eleições de 2026 de acordo com pesquisa realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro com 4.500 pessoas. O nível de confiabilidade do levantamento encomendado à Quaest pela Genial Investimentos é de 95% e a margem de erro é de um ponto percentual. Os detalhes foram publicados na manhã desta segunda-feira (3) pelo diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria, Felipe Nunes, em seu perfil na rede X.
Lula vence o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por 44 x 34, o coach Pablo Marçal (44 x 34), os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) por 43 x 34, de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) por 45 x 28, e Ronaldo Caiado (União) de Goiás por 45 x 26. O candidato que mais se aproxima do presidente é o cantor Gusttavo Lima (sem partido), que teria 35% contra 41% de Lula.
Leia mais: Lula: “Reconstrução, união e comida barata na mesa do trabalhador”
Após a divulgação da pesquisa, o senador Humberto Costa (PT-PE) exaltou o reconhecimento da população ao trabalho do governo do presidente Lula. “É a certeza de que a verdade sempre vai vencer a mentira. Simbora que foguete não tem ré!”, publicou o senador na rede social X.
IMBATÍVEL! Pesquisa Genia/Quaest mostra que se a eleição fosse hoje o presidente Lula venceria todos os adversários no 1º e no 2º turno. É o reconhecimento do trabalho do nosso governo e a certeza de que a verdade sempre vai vencer a mentira. Simbora que foguete não tem ré!🚀 pic.twitter.com/bOJ2Wr8MSJ
— Humberto Costa (@senadorhumberto) February 3, 2025
A pesquisa Quaest simulou a disputa de Lula com seus concorrentes no primeiro turno. Em todos os cenários, o presidente mantém seu piso histórico de 30%. “Se a oposição bolsonarista se juntar em torno de um nome como o de Gustavo Lima, e Tarcísio não for mesmo candidato, ele teria força para chegar ao segundo turno. Se o bolsonarismo e a direita moderada se fragmentarem, o quadro fica imprevisível”, analisou Nunes.
A oposição, segundo ele, vai precisar mais do que os erros do governo para ser competitiva em 2026. “Ela vai precisar se organizar e se apresentar com alguma unidade para terem um candidato forte contra o incumbente”, escreveu, ao salientar que a eleição de 2026 está longe de estar definida pois 78% dos eleitores não conseguem dizer espontaneamente em quem votariam se as eleições fossem hoje.
“O povo sabe que Lula é melhor”, diz Natália Bonavides
Nas redes sociais, parlamentares do PT comemoraram os resultados da pesquisa. “Esse é o motivo do desespero da extrema direita. Mesmo com todos os ataques e mentiras, o povo sabe que Lula é a melhor opção para continuar reconstruindo e unindo o nosso país”, publicou a deputada Natália Bonavides (PT-RN).
Esse é o motivo do desespero da extrema direita. Mesmo com todos os ataques e mentiras, o povo sabe que @LulaOficial é a melhor opção para continuar reconstruindo e unindo o nosso país. De acordo com a Quaest, Lula venceria todos os adversários no 1° e no 2° turno. Bom dia! pic.twitter.com/UhmUUsIPph
— Natália Bonavides (@natbonavides) February 3, 2025
“Faz o L”, escreveu o deputado federal Lindberg Farias (PT-RJ), líder da bancada do PT na Câmara Federal.
🚨URGENTE
Segundo a Quaest, Lula GANHA em TODOS OS CENÁRIOS da eleição presidencial em 2026!
FAZ O L! 🇧🇷🚀 pic.twitter.com/tjYcS3fkl9
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) February 3, 2025
“Bom dia pra você que já viu essa notícia da pesquisa Quaest”, postou o deputado Alencar Santana (PT-SP) ao comentar que Lula lidera todos os cenários para eleição de 2026. “A menor diferença de para o 2° lugar é de 15 pontos. E olha que o governo esse ano vai começar a colher tudo que plantou de bom”, assinalou.
Bom dia pra você que já viu essa notícia da pesquisa Quaest: “Lula lidera todos os cenários para eleição de 2026”.
A menor diferença de @LulaOficial para o 2° lugar é de 15 pontos. E olha que o governo esse ano vai começar a colher tudo que plantou de bom. ✊🏼 pic.twitter.com/1uodhAV4xd
— Dep. Alencar Santana (@AlencarBraga13) February 3, 2025
Da Redação