Quaest: Governo Lula enfrenta pico de desaprovação e perde apoio entre católicos e mais pobres

A gestão do presidente Lula (PT) enfrenta seu momento mais crítico no terceiro mandato, segundo levantamento da Quaest, divulgado nesta quarta-feira (4). Os dados mostram que 57% dos brasileiros desaprovam o governo, o maior índice desde o início da atual administração. Já a aprovação caiu para 40%, o menor nível até aqui. Ambas as variações ocorreram dentro da margem de erro.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre 29 de maio e 1º de junho em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Perda de apoio entre católicos e população de baixa renda

Pela primeira vez, a desaprovação a Lula supera a aprovação entre os católicos (53% a 45%) e entre eleitores com até o ensino fundamental (50% a 47%). Também houve recuo no apoio entre os mais pobres (renda de até dois salários mínimos), grupo que historicamente sustenta o petista: agora, o cenário é de empate técnico (50% aprovam, 49% desaprovam).

Entre os evangélicos, a rejeição segue em patamar elevado: 66% desaprovam a gestão, e apenas 30% aprovam.

Recuperação no Nordeste, queda acentuada no Sudeste

A pesquisa aponta uma ligeira recuperação no Nordeste, onde Lula volta a ser aprovado pela maioria (54%), revertendo o empate técnico observado anteriormente, em abril. No entanto, o cenário se agrava no Sudeste, maior colégio eleitoral do país: a desaprovação saltou de 60% para 64%, enquanto a aprovação caiu de 37% para 32%,

Nas demais regiões, o cenário segue desfavorável:

  • Sul: 62% desaprovam, 37% aprovam.
  • Norte/Centro-Oeste: 55% desaprovam, 42% aprovam.

Desaprovação cresce entre jovens e instruídos

Entre os jovens de 16 a 34 anos, 60% desaprovam o governo e 37% aprovam. Na faixa dos 35 a 59 anos, a desaprovação cresceu para 59%, e a aprovação caiu a 38%. Já entre os eleitores com 60 anos ou mais, há empate técnico: 52% aprovam, 45% desaprovam.

A rejeição também predomina entre eleitores com ensino médio (61% desaprovam) e ensino superior (64%), com aprovação de apenas 33% neste último grupo.

Aprovação desidrata entre pardos e classe média

A queda é expressiva entre eleitores pardos: 56% desaprovam, enquanto a aprovação recuou de 59% em julho de 2024 para os atuais 40%. Brancos mantêm alta rejeição (62% desaprovam, 37% aprovam). Entre pretos, o governo volta a ter mais aprovação (52%) que desaprovação (46%).

Na classe média (renda de 2 a 5 salários mínimos), a desaprovação caiu de 61% para 56%, enquanto a aprovação subiu de 36% para 43%, ainda que dentro da margem de erro. Já nas famílias mais ricas (acima de 5 salários mínimos), 61% desaprovam a gestão.

Apoio de eleitores de 2022

Entre os eleitores que votaram em Lula no segundo turno de 2022, o apoio segue forte: 74% aprovam o governo (eram 72%), e 24% desaprovam. Entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), a rejeição é praticamente unânime: 91% desaprovam a atual gestão.

Já entre os que votaram branco, nulo ou se abstiveram, a desaprovação subiu de 62% para 65%. Apenas 27% aprovam Lula atualmente.

Avaliação geral do governo: mais críticas que elogios

A pesquisa mostra que a avaliação geral do governo também se deteriorou:

  • 26% consideram a gestão positiva (eram 27% em janeiro);
  • 43% avaliam como negativa (eram 41%);
  • 28% dizem que é regular;
  • 3% não souberam responder.

Escândalos e economia minam confiança

Questionados sobre o escândalo de desvio de dinheiro do INSS, 31% dos brasileiros apontam o governo Lula como principal responsável. Sobre o aumento do IOF na compra de dólares, metade dos entrevistados considera a decisão equivocada.

Apesar de uma leve melhora na percepção sobre a economia, a maioria segue pessimista: 61% acreditam que o país está na direção errada, contra 32% que acham que está no rumo certo, uma piora em relação ao levantamento anterior.

Leia também:

Acompanhe as últimas notícias:

Artigo Anterior

Polícia Federal faz nova operação contra suspeitos de participação em fraude no INSS

Próximo Artigo

Dados positivos da economia refletem acertos do governo Lula, destacam senadores

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!