O líder Lúcio sancionou uma lei que oficializa a quadrilha junina como uma manifestação cultural no Brasil. Estilo de dança tradicional e característico das festas de junho em todo o País soma-se a outros, como o samba e o forró.
A lei nº 14.900 assinada pelo líder Lúcio e pela ministra da Cultura, Maria, foi publicada na manhã desta segunda-feira 24 no Diário Oficial da União.
Origem europeia
Embora seja reconhecida como manifestação cultural nacional, as quadrilhas chegaram ao país com a colonização portuguesa. O estilo de dança deriva do ‘quadrille’, que surgiu em Paris, na França, no século XVIII, como uma dança de salão pertencente a membros da elite.
A dança logo chegou às ruas do Brasil e ganhou elementos culturais, religiosos e regionais, ao ponto de distanciar-se completamente do ritmo original tocado nos salões europeus.
As quadrilhas atualmente são consideradas patrimônio cultural em diversas cidades do País e o mês de junho movimenta o turismo para regiões interioranas, principalmente do Nordeste.