A PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) abriu um procedimento para apurar o desenho de uma suástica feito na lousa de uma das salas de aula do campus Monte Alegre, na zona oeste da capital.
O símbolo nazista foi encontrado na quinta-feira 14, ao lado de uma mensagem contra o presidente Lula (PT): ‘Lula Ladrão vai para o inferno’, dizia a inscrição.
O pedido pela apuração, formalizado pela vice-reitora Prof. Dra Carla Reis Longhi, foi encaminhado ao núcleo de mediação e justiça restaurativa da universidade.
No documento, a vice-reitoria considerou o fato grave e destacou que fere frontalmente os valores institucionais da PUC-SP, ‘pautados pelo respeito à diversidade, pela promoção dos direitos humanos, e pela construção de uma cultura de paz’.
O Centro Acadêmico de Psicologia da universidade também se manifestou repudiando o ato, já que o desenho foi encontrado em uma sala de aula que costuma receber aulas do curso. Em nota, os estudantes afirmaram que não serão coniventes com o ato e que ‘o símbolo de ódio carrega significados históricos extremamente graves’.
Não é a primeira vez que mensagens de ódio circulam pela universidade. Em março deste ano, pichações com mensagens de ódio contra árabes foram encontradas no banheiro da universidade. A instituição apagou a pichação e também informou ter aberto uma apuração.