Público baiano prestigia livro “Cultura é Poder” de Jandira Feghali

Depois de passar por Rio de Janeiro e Recife, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) lançou nesta sexta-feira (06) em Salvador, Bahia, o livro Cultura é Poder, que marca a estreia da parlamentar e feminista na literatura. A unidade da Livraria LDM, no bairro do Itaigara, ficou pequena para receber os amigos, camaradas de partido, autoridades e o público em geral. Editado pela Oficina Raquel, o livro tem prefácio da ministra da Cultura Margareth Menezes, que participou do lançamento nacional, no Rio de Janeiro, dia 02 de junho.

Em Salvador, o presidente da Fundação Palmares e diretor do Bloco Olodum, João Jorge, foi o convidado de honra. “Na democracia que nós estamos construindo, a cultura é fundamental para que ela (a democracia) possa ser preservada e exercida. Jandira tem um papel fundamental nisso”, disse João Jorge ao ressaltar o papel da deputada na construção da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), da qual foi relatora do projeto de lei, que resultou na lei posteriormente sancionada. “A Aldir Blanc (Lei Aldir Blanc) é uma proposta estatal de presença direta na cultura, do governo federal, estados e municípios. O livro de Jandira vai nos ajudar a entender essa relação entre cultura e poder”, acrescentou.

Com mais de 200 páginas, o livro Cultura é Poder apresenta reflexões da parlamentar sobre o tema, a partir das suas experiências como deputada, musicista (Jandira toca bateria) e gestora cultural. Ela buscou sistematizar sua concepção de cultura em diálogo com pensadores como Celso Furtado, Darcy Ribeiro, Néstor García Canclini, Ynaê Lopes e Eric Hobsbawm. No livro, Jandira Feghali faz uma distinção entre cultura e entretenimento.

“A cultura não pode ser entendida apenas como evento. Ela (a cultura) é valores de relações humanas, é economia, é integração com a educação, respeito com a nossa história, com o nosso patrimônio. É afirmação da brasilidade, na sua pluralidade. A gente não pode ser gestor de eventos apenas, mas ser gestor de processos sociais”, observou.

Um dos principais trechos da obra é a guerra cultural promovida pela extrema-direita. “Não há como sustentar o poder econômico sem que os valores em disputa estejam colocados onde são passados, ou seja, na comunicação e na escola. Foi isso que a ditadura militar fez ao promover a indústria cultural, nacionalizar uma TV para poder passar suas ideias e seus valores e colocar dentro da escola a educação moral e cívica”, ressaltou. Para a deputada, a cultura é um espaço central e estratégico de emancipação do povo brasileiro e precisa ser entendida como um campo simbólico fundamental na luta pela democracia e a justiça social.

Próximas paradas

A secretária nacional da Mulher do PCdoB, Daniele Costa, destacou a importância do lançamento de Cultura é Poder. “Pra nós comunistas, a cultura é necessária e estratégica nos debates de uma cultura antissexista, uma cultura popular de valorização da identidade e esse livro traz uma grande contribuição”, observou.

No dia 09 de junho, o livro será lançado em Niterói (RJ), na Livraria da Travessa, Icaraí., às 19h. Na agenda ainda constam: Livraria Circulares, em Brasília (DF), 10 de junho, e na sexta-feira (13) lançamento na Bienal do Livro do Rio, no Rio Centro, no estande da Secretaria Municipal de Cultura, às 14 h.

A deputada Jandira Feghalli não vai parar na sua incursão pela literatura. Outros dois livros estão no forno. Um deles vai abordar a epidemiologia do subdesenvolvimento, em que a cultura é colocada como etapa importante para a superação das limitações econômicas e sociais às quais estão submetidas uma parcela significativa da população brasileira. “O outro é um testemunho desses 40 anos de observação da política brasileira”, revelou.

__

Edição: Bárbara Luz

Artigo Anterior

Chapas do PED 2025 debatem futuro do PT em Fortaleza

Próximo Artigo

Zema provoca revolta ao sugerir “guinchar” moradores de rua

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!