O Partido dos Trabalhadores (PT) acompanha com preocupação as recentes investidas do governo dos Estados Unidos (EUA) contra a Venezuela e as movimentações militares no Mar do Sul do Caribe. Por meio de nota divulgada neste sábado (30), o secretário nacional de Relações Internacionais da legenda, senador Humberto Costa (PE), manifestou apoio ao povo venezuelano na defesa de sua soberania.
“Nossa região quer permanecer um exemplo ao mundo de convivência pacífica e cooperação, baseada no diálogo respeitoso, conforme previsto no direito internacional e na Carta das Nações Unidas. Não precisamos de intervenções autoritárias, alheias ao continente, para superarmos nossos desafios”, rebate Humberto.
Em seguida, a nota reafirma os princípios que norteiam a política externa brasileira e o posicionamento do PT.
“Neste momento, é imperativo que prevaleça a serenidade e o compromisso com a solução pacífica dos problemas que enfrentam os países do continente. Mais uma vez ratificamos nossa posição: ameaças e atos violentos desrespeitam a nossa tradição do diálogo e da construção de soluções pacíficas para os problemas da América do Sul”, aponta.
“O Partido dos Trabalhadores expressa seu pleno apoio à contínua atuação do Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, de forma altiva e responsável, trabalha através dos canais diplomáticos e das instâncias multilaterais para promover a paz, o entendimento e a cooperação em nossa região e no mundo”, conclui.
Confira abaixo a íntegra da nota:
Não aceitamos ameaças, nem tão pouco atos violentos contra a Venezuela
A Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores acompanha com preocupação os recentes acontecimentos no Mar do Sul do Caribe, em especial as ameaças contra a Venezuela.
Reafirmamos nosso firme apoio à permanente defesa da soberania, da integridade territorial e da autodeterminação dos povos, princípios fundamentais que norteiam a política externa brasileira e a atuação do Partido dos Trabalhadores.
O Partido dos Trabalhadores valoriza os profundos laços históricos, culturais e humanos que unem o Brasil ao povo venezuelano, bem como a todas as nações irmãs da América do Sul. Nossa região quer permanecer um exemplo ao mundo de convivência pacífica e cooperação, baseada no diálogo respeitoso, conforme previsto no direito internacional e na Carta das Nações Unidas. Não precisamos de intervenções autoritárias, alheias ao continente, para superarmos nossos desafios.
Neste momento, é imperativo que prevaleça a serenidade e o compromisso com a solução pacífica dos problemas que enfrentam os países do continente. Mais uma vez ratificamos nossa posição: ameaças e atos violentos desrespeitam a nossa tradição do diálogo e da construção de soluções pacíficas para os problemas da América do Sul.
O Partido dos Trabalhadores expressa seu pleno apoio à contínua atuação do Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, de forma altiva e responsável, trabalha através dos canais diplomáticos e das instâncias multilaterais para promover a paz, o entendimento e a cooperação em nossa região e no mundo.
Brasília, 30 de agosto de 2025.
SENADOR HUMBERTO COSTA
Secretário de Relações Internacionais
Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores
Da Redação