O Partido dos Trabalhadores lança na noite desta quinta-feira (11) o Núcleo de Relações Internacionais e Soberania “Marco Aurélio Garcia”, em articulação com a Secretaria de Relações Internacionais do PT. O Núcleo foi concebido como “um espaço plural de formação, de debate e de formulação política”. O lançamento será às 18h no auditório da sede nacional do PT, em Brasília.
A cerimônia terá na sua abertura institucional a participação do presidente nacional do PT, Edinho Silva; do secretário de Relações Internacionais do partido, Humberto Costa; do assessor para assuntos internacionais do governo Lula, Celso Amorim; e da assessora especial da Presidência da República, Clara Ant. Em seguida será realizada uma mesa sobre a conjuntura internacional.
Segundo a SRI-PT, o Núcleo terá como objetivo central “fortalecer a reflexão e a ação internacionalista do partido, contribuindo para ampliar e democratizar o debate sobre o papel do Brasil no mundo e as estratégias da esquerda diante das transformações globais em curso”.
O Núcleo de Relações Internacionais e Soberania “Marco Aurélio Garcia” será coordenado por seus fundadores, que serão responsáveis por conduzir as atividades, convocar e dirigir as reuniões, além de dialogar com a direção nacional do PT e com a Secretaria de Relações Internacionais (SRI). E terá como membros os convidados, com prioridade para aqueles que compõem ou colaboram com assessorias internacionais de mandatos parlamentares, governos e entidades vinculadas ao campo democrático e popular.
A iniciativa é também uma homenagem a Marco Aurélio Garcia, cuja trajetória exemplifica a convicção de que “a política externa deve ser parte essencial de um projeto nacional de desenvolvimento soberano, solidário e inclusivo”. Levar adiante esse legado, diz a SRI, “é reafirmar o compromisso histórico do PT com a construção de um mundo mais justo, multipolar e cooperativo”.
A Secretaria de Relações Internacionais do PT explica que o Núcleo terá caráter transversal na estrutura partidária, ou seja, não pertencendo a nenhuma secretaria ou setorial específico, porém a sua coordenação manterá uma estreita articulação com a SRI-PT, apoiando suas iniciativas e somando esforços na construção da política internacional do partido.
A participação no Núcleo será aberta a filiados e militantes não filiados, que poderão se engajar nas atividades de formação e formulação, de acordo com suas áreas de atuação no governo, na academia ou na sociedade civil.
Programação do evento de lançamento:
1. Recepção, coffee break e Credenciamento (17:00 – 17h55
2. Abertura Institucional – Mesa 1 (18h00 – 19h00)
Edinho Silva, Presidente Nacional do P
Humberto Costa, Secretário de Relações Internacionais do PT
Clara Ant, Assessoria Especial da Presidência da República
Celso Amorim, Assessor Especial da Presidência da República
3. Análise de Conjuntura Internacional – Mesa 2 (19h00 – 19h45)
Dra. Tatiana Berringer – Assessora Especial na Assessoria Especial do Presidente da República
Dr. Pedro Silva Barros – Pesquisador do Ipea e membro do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo (FPA)
Ma. Carol Dartora – Deputada Federal (PT-RS)
4. Debate com o Público e Vídeos (19h45 – 20h15)
5. Encerramento (20h15 – 20h30)
Da Redação, com SRI-PT