O Partido dos Trabalhadores do capital de São Paulo realizou, em 2025, o II Encontro de Comunicadores, marcado por debates sobre os desafios da comunicação política, a apresentação da metodologia #PODEESPANHAR e a despedida de Paulo Okamotto da presidência da Fundação Perseu Abramo.
O encontro foi aberto por Altair Bezerra (Taga), que convidou para compor a mesa Paulo Okamotto, Luna Zarattini e Rodrigo Mar, atual secretário estadual de Comunicação do PT. Rodrigo destacou a complexidade de dialogar com 531 municípios e seus respectivos núcleos, ressaltando a necessidade de novas estratégias de comunicação. Na ocasião, apresentou a mascote “Capivara” como símbolo da iniciativa #PODEESPANHAR, definida não apenas como uma rede, mas como uma metodologia de mobilização e organização.
Luna Zarattini saudou as e os presentes e apresentou exemplos da agenda nacional do partido, como a defesa da taxação dos super-ricos, a proposta de tarifa zero no transporte público e o fim da escala 6×1. Também criticou medidas recentes, como a privatização da Sabesp pelo governador Tarcísio de Freitas e alterações no transporte escolar em São Paulo. Luna e Taga anunciaram ainda o lançamento de um podcast do PT.
Paulo Okamotto relembrou a criação da Fundação Perseu Abramo como um instrumento estratégico de trabalho de base e formação política. Em sua fala de despedida, destacou sua trajetória sindical e política e reforçou que a comunicação é fundamental para explicar o “modo petista de governar” e ampliar as chances de vitórias eleitorais.
O encontro consolidou o #PODEESPANHAR como a nova estratégia de comunicação do partido, com dois objetivos centrais: defender o governo do presidente Lula e fortalecer a democracia. A iniciativa prevê a criação de agências de conteúdo nos estados e o desenvolvimento de práticas organizativas que possam servir de referência para todo o país.
Marcos North Coast
Dirigente do PT – DZ Jaçanã