O Partido dos Trabalhadores e a Fundação Perseu Abramo realizaram nesta quarta-feira (2) uma live pela plataforma Zoom do “Clube de Influência Eu Tô com Lula”, que reuniu cerca de 700 militantes digitais, influenciadores e profissionais de comunicação do partido que atuam nas redes sociais.
O objetivo do encontro virtual foi o de debater, informar e estimular a adesão à campanha “Taxação BBB”, produzida pelo partido, e de outras iniciativas de comunicação em defesa do governo Lula, além de uma conversa sobre questões jurídicas para orientação da ação nas redes.
Participaram da live o presidente nacional do PT, Humberto Costa; o secretário nacional de Comunicação, Jilmar Tatto; o publicitário Otávio Antunes, responsável pela campanha; do advogado Marco Aurélio Carvalho, do grupo Prerrogativas, e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamoto.
Leia também: Taxação BBB: bilionários, bancos e bets agora vão pagar a conta
O secretário Jilmar Tatto abriu a conversa fazendo uma análise do cenário político dos últimos dias que envolve a disputa do governo federal com o Congresso Nacional com relação à defesa do aumento do IOF e da justiça tributária e a iniciativa do Partido dos Trabalhadores de fazer uma campanha nas redes em defesa da taxação dos “BBB” (Bilionários, Bancos e Bets).
“Não significa que estamos em guerra e nem enfrentamento com o Congresso. A partir do momento em que o governo Lula defende que o andar de cima comece a pagar impostos, nós partimos da linha dos 99% quem pagam muito contra os 1% que não pagam nada. São 150 mil pessoas que vão beneficiar 30 milhões”.
“Aqui não tem fake News, nossos conteúdos só reproduzem a verdade e são assinadas pelo PT”, ressaltou ele. Tatto afirmou ainda que existe uma coesão muito grande nessa iniciativa por parte do governo Lula, das bancadas federais na Câmara e no Senado e da base social.
Justiça tributária com “reforma da renda”
O presidente nacional do PT, Humberto Costa, em sua fala agradeceu o apoio e a participação da militância digital e dos influenciadores na ação em defesa do governo Lula e da democracia e fez um breve resgate das ações positivas do governo Lula. Ele destacou também a campanha que vem sendo feita pelo PT nas redes em defesa da justiça tributária e reafirmou que as peças publicitárias vêm sendo produzidas de forma legal e que não têm o objetivo de promover ataques ao Congresso Nacional.
Paulo Okamoto, presidente da Fundação Perseu Abramo, abordou o projeto “Pode Espalhar”, uma iniciativa da fundação que envolve vários canais de divulgação e distribuição de conteúdos positivos para disseminar as ações do governo e que reúne militantes e influenciadores digitais. Okamoto falou também sobre a idealização da campanha “O Brasil cresce com você”, que visa ampliar as conversas em torno dos programas sociais do governo Lula para outros setores da sociedade que também são beneficiados por eles.
Já o publicitário Otávio Antunes, responsável pelos conteúdos produzidos para a campanha “Taxação BBB” fez uma exposição sobre como foi feita essa elaboração e produção dos vídeos de acordo com a demanda do PT que tinha como base o tema da “Reforma de Renda” e a demanda de justiça e a importância de se difundir na sociedade a “justiça de verdade”. Segundo ele, dezenas de vídeos já foram produzidos para a campanha e também uma série de outros têm sido criados por terceiros a partir da divulgação da campanha do PT nas redes sociais.
O advogado Marco Aurélio Carvalho, do Grupo Prerrogativas, também fez uma exposição bastante positiva sobre o que vem sendo feito pelo governo federal em todas as áreas de atuação após quatro anos do desastre do governo Bolsonaro. Ao falar sobre as ações nas redes sociais, ele sugeriu que o PT forme uma equipe jurídica para apoiar militantes e influenciadores que atuam nas redes. Ele orientou que a produção de conteúdos seja feita utilizando dados oficiais, e para que se tome cuidados em não cometer os chamados crimes contra a honra, já que não existe a intenção de difamar e nem caluniar ninguém na nossa atuação nas redes.
Da Redação