PT confirma vitória de Nicolás Maduro em eleição venezuelana

No final da noite da segunda-feira (29), a Direção Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) publicou uma nota reconhecendo a vitória do presidente Nicolás Maduro, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), reeleito com 51,2% dos votos para mais um mandato de seis anos. Ao se pronunciar oficialmente sobre o assunto, o PT se tornou o quarto partido da esquerda brasileira a reconhecer a vitória do PSUV, em oposição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB), que aderiram à campanha de provocações contra o regime venezuelano comandada pelo imperialismo norte-americano.

“O PT celebra o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana”, destaca a nota da Executiva Nacional do PT. Conforme explicitado pela nota, as eleições ocorreram sem grandes tumultos, embora o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) tenha declarado posteriormente que houve uma tentativa de ataque cibernético às urnas eletrônicas. Apesar das eleições transcorreram tranquilamente, o resultado acabou sendo contestado pela oposição – o que serviu de pretexto para que países como Argentina, El Salvador, Equador e Peru não reconhecessem a vitória de Maduro.

A nota do PT segue afirmando ter certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela”, reafirmando sua confiança no regime chavista, que sempre foi amigo do povo brasileiro. A Direção do maior partido da América Latina ainda destacou o papel das “restrições econômicas” impostas pelo imperialismo norte-americano nos problemas sociais vigentes no país vizinho e protestou contra qualquer tipo de “intervenção externa”.

Leia a nota da Executiva Nacional do PT na íntegra:

“O PT celebra o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por restrições econômicas. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e intervenção externa”.

Artigo Anterior

Israel aprova lei que legitima aniquilação da Palestina

Próximo Artigo

Greve dos desenvolvedores de jogos contra as empresas de entretenimento em Hollywood

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!