No final da noite da segunda-feira (29), a Direção Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) publicou uma nota reconhecendo a vitória do presidente Nicolás Maduro, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), reeleito com 51,2% dos votos para mais um mandato de seis anos. Ao se pronunciar oficialmente sobre o assunto, o PT se tornou o quarto partido da esquerda brasileira a reconhecer a vitória do PSUV, em oposição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB), que aderiram à campanha de provocações contra o regime venezuelano comandada pelo imperialismo norte-americano.
“O PT celebra o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana”, destaca a nota da Executiva Nacional do PT. Conforme explicitado pela nota, as eleições ocorreram sem grandes tumultos, embora o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) tenha declarado posteriormente que houve uma tentativa de ataque cibernético às urnas eletrônicas. Apesar das eleições transcorreram tranquilamente, o resultado acabou sendo contestado pela oposição – o que serviu de pretexto para que países como Argentina, El Salvador, Equador e Peru não reconhecessem a vitória de Maduro.
A nota do PT segue afirmando ter certeza “de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela”, reafirmando sua confiança no regime chavista, que sempre foi amigo do povo brasileiro. A Direção do maior partido da América Latina ainda destacou o papel das “restrições econômicas” impostas pelo imperialismo norte-americano nos problemas sociais vigentes no país vizinho e protestou contra qualquer tipo de “intervenção externa”.
Leia a nota da Executiva Nacional do PT na íntegra:
“O PT celebra o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por restrições econômicas. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e intervenção externa”.