O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) completa 45 anos de fundação nesta segunda-feira (10). A sigla consolida uma trajetória marcada por lutas, conquistas e um compromisso inabalável com a construção de um Brasil mais justo, igualitário e democrático.
Fundado em 1980, em meio ao processo de redemocratização do país, o PT surgiu como uma força política inovadora, comprometida com a defesa dos direitos da classe trabalhadora, da justiça social e da participação popular. Ao longo dessas quatro décadas e meia, o partido se tornou uma das principais forças políticas do Brasil. A sigla protagonizou momentos históricos, como as eleições de Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro presidente operário, e de Dilma Rousseff, única mulher eleita presidenta do país.
Leia mais – Em vídeo, Gleisi celebra aniversário do PT: “45 anos não são 45 dias”
A história do PT é repleta de avanços significativos em políticas públicas, especialmente durante os governos de Lula e Dilma Rousseff. Programas sociais como o Bolsa Família, o ProUni, o Minha Casa Minha Vida, o Mais Médicos e o aumento real do salário mínimo transformaram a vida de milhões de brasileiros. Houve a redução da desigualdade, com inclusão social e a saída do Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). Essas conquistas são frutos de uma agenda política voltada para a valorização do trabalho e da dignidade humana.
Trajetória
Em vídeo divulgado em suas redes sociais, a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), celebrou os 45 anos do partido, ao destacar sua trajetória de luta, resistência e compromisso com o povo brasileiro. “O PT nasceu para dar voz e vez à imensa maioria, que ao longo da história foi excluída das decisões políticas e da riqueza do país. Riqueza que foi e é construída pelas mãos de homens e mulheres da classe trabalhadora, da cidade e do campo, pelas mãos do povo explorado e oprimido”.
Reconstrução do Brasil
Gleisi reafirmou o compromisso do PT com a reconstrução do país, ao destacar a necessidade de enfrentar os desafios impostos pelo neoliberalismo e pelos retrocessos dos últimos anos. “Temos de buscar respostas para as novas realidades, mantendo de pé os valores que nos trouxeram até aqui. Nossa responsabilidade hoje é ainda maior, porque precisamos reconstruir um país devastado por políticas neoliberais, privatistas e excludentes, que trouxeram de volta a fome, o desemprego e a pobreza. Um governo que levou dor e morte a milhares de famílias, com o abandono criminoso durante a pandemia”, ressaltou.
A parlamentar enfatizou que o PT foi criado para combater as desigualdades e as injustiças sociais. “45 anos não são 45 dias. O PT aprendeu muito e cresceu com o povo brasileiro nessa trajetória. Vamos seguir juntos, cada vez mais fortes, para transformar o presente e construir um futuro melhor para todos e todas”, afirmou Gleisi.
Leia mais declarações dos parlamentares:
Deputado José Guimarães (PT-CE) – “Ninguém apaga a estrela do PT. Está enraizada nas lutas sociais, luta pela democracia, contra o golpe e o fascismo. No parlamento, nos governos municipais e na Presidência da República, mostramos o porquê temos que comemorar os 45 anos de vida e de história vitoriosa”.
Deputado Carlos Veras (PT-PE) – “A história do PT é escrita junto à história do Brasil na defesa da democracia, das mulheres, dos negros, dos LGBT’s, dos povos indígenas. O PT luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora”.
Deputado Vicentinho (PT-SP) – “Me sinto muito honrado. Me filiei em 1980. O que seria do Brasil e do nosso povo sem o PT? O governo Lula, governantes estaduais e municipais e, sobretudo, nossa militância. O nosso povo só ganhou! Somos vitoriosos. Viva o nosso Partido dos Trabalhadores”.
Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) – “Nesse aniversário de 45 anos do PT, é bom a gente ver o que o nosso governo está fazendo: menor taxa de desemprego desde 2012, 103 milhões de brasileiros trabalhando, recorde de massa salarial. Temos que reservar para nós, do PT, a disputa política e a disputa ideológica”.
Deputado Luiz Couto (PT-PB) – “O PT tem sido a voz dos oprimidos, defendendo a justiça social, a democracia e o direito dos trabalhadores e trabalhadoras. Viva o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras”.
Deputada Denise Pessôa (PT-RS) – “Nos 45 anos do PT é preciso reconhecer o protagonismo, principalmente, na luta e no compromisso com a participação das mulheres. E não só das mulheres, mas também de negros e negras, o compromisso com a diversidade e com a comunidade LGBTQIA+”.
Deputado Rui Falcão (PT-SP) – “É tempo de o PT retomar o trabalho de base, estimular a organização popular e as lutas sociais. O destino histórico do PT, nosso projeto estratégico, é construir uma sociedade nova, sem exploração, nem opressão. Viva os 45 anos do PT.”
Deputado Kiko Celeguim (PT-SP) – “O PT é um partido que sempre ousou. Foi e é criativo. Formulador e realizador de políticas públicas que mudam a vida, sobretudo, das pessoas que mais precisam”.
Deputado Elton Welter (PT-PR) – “45 anos do Partido dos Trabalhadores, instrumento de luta da classe trabalhadora, que trabalha para melhorar a vida do povo, a renda do povo. Esse PT sempre construiu com muita democracia as políticas públicas. Viva o PT. Viva a nossa militância”.
Deputado João Daniel (PT-SE) – “45 anos do Partido dos Trabalhadores, que ajudou a construir a memória histórica dos lutadores do povo brasileiro”.
Deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) – “O PT é esperança, é transformação, é a força que acredita na juventude, na igualdade e no Brasil mais justo para todos e todas”.
Deputado Dr. Francisco (PT-PI) – “Eu acredito nas bandeiras que defendemos. O PT teve oportunidade de dar a condução desse país ao nosso maior líder: Luiz Inácio Lula da Silva. É esse o Partido que se preocupa, acima de tudo, com as pessoas mais vulneráveis e com o cuidado que sempre o PT terá”.
Deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) – “Ao longo dos 45 anos, dessa longa caminhada, muita coisa boa fez pelo povo brasileiro. Trabalhando na busca de uma sociedade mais igualitária, mais justa, através de um conjunto de inúmeras políticas que vem melhorando a vida de muita gente”.
Do PT Câmara